Psicologia promove mobilização alusiva à campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado em 25 de Maio de 2022 às 11:01

Acadêmicos do curso também abordaram a causa do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, desenvolveu um trabalho importante, ligado às causas que o dia 18 de maio representa. A data é nacional e alusiva ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também o à Luta Antimanicomial.

A ação foi realizada como uma mobilização, no Pátio das Colunas (sede da Unipar), momento em que os acadêmicos (3º ao 5º ano) chamaram a atenção para uma reflexão vivencial pelas causas deste dia. Eles desenvolveram materiais ilustrativos, atividades para um ‘Varal das Emoções’ e também apresentações de teatro e música, qe foram apresentados às demais turmas (1º e 2º ano) e às pessoas que passaram pelo local. O pátio esteve organizado em espaços elaborados por cada turma, cada um com uma proposta diferente. “Esta data remete à conscientização dos direitos das pessoas dentro dessas situações, e ressalta a importância do trabalho dos profissionais da área aderirem a esses movimentos, a fim de compor uma Psicologia engajada às importantes lutas e urgências sociais e que trabalha para a garantia da proteção integral dos sujeitos. Dessa forma, o curso de Psicologia reafirma o compromisso com a construção de uma sociedade que preza pelo cuidado, participação social, liberdade e autonomia, além da proteção às crianças e adolescentes”, destacaram as responsáveis técnicas do Centro de Psicologia Aplicada da Unipar, as psicólogas Carolina Rocha de Assumpção e Silvileny Dayanne Poncette Neves.

A ação esteve sob à coordenação da professora Clarice Catelan, que também é a coordenadora do curso de Psicologia na Unidade.