Psicologia e Enfermagem encerram ações do Setembro Amarelo

Publicado em 5 de Outubro de 2023 às 15:53

Campanha falou sobre cuidados com a saúde mental, respeito, formas de ajudar, mitos e verdades sobre o suicídio e atenção aos sinais

Celebre a vida. Essa foi a campanha Setembro Amarelo 2023. Os cursos de Psicologia e de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar aderiram ao movimento internacional de prevenção ao suicídio, hoje a maior campanha antiestigma do mundo.

Na disciplina de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria, alunos produziram um mural de bilhetinhos para lembrar que a sua vida importa. Além do mural, teve a caixa com espelho para verem a pessoa mais importante da sua vida, e a distribuição de abraços.

A Psicologia fez sensibilização em sala de aula e desenvolveu uma ação dentro da Unidade, abordando e entregando bilhetes pró-vida. Também ministrou palestra para alunos da rede estadual de ensino. O 3º e 4º períodos assistiram uma aula sobre o tema suicídio.

ATENÇÃO AOS SINAIS

Fique atento aos sinais: tristeza excessiva, mudança de comportamento, falta de motivação e de interesse, ameaça verbal e isolamento. Em situações como essas, não condene, não diga frases de incentivo, não banalize, não dê sermão ou opine.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano. Ajude a mudar essa estatística. Busque uma rede de apoio, de amigos, familiares, pessoas que considera importante na sua vida, e busque ajuda especializada de um profissional. Se precisar, ligue 188 - Centro de Valorização à Vida, ou 192 - Samu.