Projeto Uniparlhaços leva alegria e esperança aos hospitais de Umuarama

Publicado em 22 de Agosto de 2023 às 17:09

Além dos pacientes, acompanhantes e colaboradores das casas de saúde são contagiados pelo otimismo do grupo

Mensagens positivas, de esperança e conforto são a marca registrada do projeto de extensão Uniparlhaços, do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama.

Nos últimos dias, o grupo de doutores da alegria passaram pelos hospitais de Umuarama: Cemil, Norospar, Uopeccan e Nossa Senhora Aparecida – espaços que foram preenchidos pelo entusiasmo dos ‘palhaços’, que são acadêmicos da graduação.

Conforme explicou um dos alunos coordenadores do projeto, Maycon Jorge Brandolim, durante o processo de hospitalização de um paciente, muitos sintomas psicológicos podem afetar o processo de recuperação, entre eles a ansiedade. E as medidas não farmacológicas se mostram eficientes em reduzir o conjunto de sintomas apresentados durante a hospitalização e, consequentemente, positivas para os pacientes.

“Durante a hospitalização, há um contexto de ruptura do convívio social e todas as questões fisiológicas e patológicas estão ligadas ao processo. Os doutores palhaços auxiliam nessa caminhada de recuperação, tornando-o mais ameno”.

Última atualização em 22 de Agosto de 2023 às 17:10