Projeto Transformar e Patrulha Maria da Penha unem esforços contra a violência doméstica

Publicado em 25 de Abril de 2024 às 18:37

Os policiais militares falaram sobre desigualdade de gênero e a importância da Lei Maria da Penha

No dia 13, o Projeto Transformar, desenvolvido em parceria entre Universidade Paranaense – Unipar e Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), recebeu a colaboração da Patrulha Maria da Penha do 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão. O evento contou com a participação dos policiais militares Fernanda Ferreira Bora e Roni Tavares de Lima, além de membros do AA (Alcóolicos Anônimos) e Al-Anon (Associação de Parentes e Amigos de Alcoólicos). O projeto Transformar recebe homens, encaminhados pela Vara Criminal do Fórum da Comarca, que foram alvos de medidas protetivas de urgência.

O encontro também contou com a presença do aluno do 1º período do curso de Direito Antony Lucas Tomazoni, da ex-aluna Maria Eduarda Zanatta, da psicóloga e ex-aluna Marister Sabadin, e da Responsável Técnica Camila Schulze.

Em colaboração estabelecida entre o Projeto e a Patrulha Maria da Penha, os policiais ministraram o 1º encontro do ciclo de palestras, abordando os fatores socioculturais relacionados à desigualdade de gênero e explanando sobre a Lei Maria da Penha e sua importância na proteção das mulheres em espaços domésticos e relacionamentos íntimos.

Além do 1º encontro do 24º Ciclo, também ocorreu o 5º e último encontro do 23º Ciclo, com a participação de membros do AA e Al-Anon, que discutiram sobre a dependência alcoólica e suas consequências para indivíduos e familiares que estão em volta. Camila Schulze, que auxilia nas atividades do Projeto Transformar, ressaltou a importância das parcerias que foram sendo estabelecidas desde o início do Projeto, pois são através desse suporte entre as instituições que permitem o fortalecimento do trabalho desenvolvido e, por consequência, o enfrentamento à violência contra a mulher.