Projeto “O Direito vai à Escola” promove conscientização sobre violência para alunos do Fundamental e Médio

Publicado em 26 de Novembro de 2024 às 09:49

As palestras tiveram como foco os aspectos jurídicos relacionados a bullying e cyberbullying

O projeto "O Direito vai à Escola", desenvolvido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Universidade Paranaense (Unipar), Campus Francisco Beltrão, realizou uma série de palestras em colégios públicos e privados da região. A ação, coordenada pela responsável técnica, Camila Schulze, e com a participação de acadêmicos do curso de direito, busca sensibilizar e combater a violência no ambiente escolar.

As palestras foram ministradas para estudantes do ensino fundamental e médio nos colégios Mário de Andrade, Reinaldo Sass, Mundial, em Francisco Beltrão, e na Escola Estadual do Campo Rui Barbosa, em Manfrinópolis. Durante as atividades, Camila destacou os aspectos jurídicos relacionados à violência escolar e explicou as possíveis consequências legais para os envolvidos em práticas de bullying.

Além da explicação técnica, os encontros proporcionaram um espaço de diálogo, no qual os alunos puderam compartilhar experiências pessoais, o que promoveu um ambiente de reflexão e acolhimento. Esse momento foi essencial para que os estudantes expressassem suas opiniões e sentimentos, gerando conscientização e incentivando o enfrentamento do problema.

Para 2024, estão previstas novas palestras em outros colégios e escolas da região. A Unipar e o Cejusc de Francisco Beltrão informam que estão disponíveis para levar o projeto para mais escolas do município e região que estejam interessadas. Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone (46) 9 9973-8863.