Iniciativa da Unipar e da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão registra mais de 104 mil unidades de medicamentos distribuídos somente em 2025
O projeto Farmácia da Partilha, desenvolvido em parceria com a Unipar e a Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, está completando 10 anos e os resultados para a população são expressivos. O projeto começou originalmente em 1996 em Umuarama e expandiu para Francisco Beltrão em 2015. Basicamente, a farmácia reúne medicamentos doados por médicos parceiros, consultórios e distribuidoras, faz a classificação e a consequente dispensação gratuita aos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde.
Só em 2025 já foram distribuídas pela Farmácia da Partilha 104.675 unidades (comprimidos, cápsulas, xaropes, soluções, suspensões, entre outras formas farmacêuticas). Os tipos de medicamentos mais procurados pela comunidade são antihipertensivos, anticoncepcionais e suplementos vitamínicos, entre outros.
Segundo a farmacêutica responsável, Greici Rovani, podem contribuir com doações somente médicos, consultórios e distribuidoras. “Este critério é necessário para garantir a segurança, eficácia e rastreabilidade, desde o seu fornecimento, armazenamento e transporte destes medicamentos, com a finalidade de atender critérios e normas estabelecidas pela Anvisa”. São fornecedores cadastrados que fazem doações mensais. A coleta é feita pelo farmacêutico da Unipar, depois é realizada a triagem desta medicação e, posteriormente, a dispensação por receituário.
Podem retirar medicamentos na Farmácia da Partilha os pacientes usuários do SUS residentes no município de Francisco Beltrão, alunos da Unipar e pacientes dos médicos parceiros. É feito um cadastro com informações do cidadão e a dispensação só é efetuada mediante receituário válido. Atualmente, estão cadastrados 5.494 pacientes. Neste ano foram atendidas 3.175 pessoas com medicamentos.
Formação acadêmica e resultados para a comunidade
De acordo com a professora Patrícia Gurgel Amaral Velasquez, coordenadora do curso de Farmácia, além de atender a comunidade com medicamentos, o projeto da Farmácia da Partilha tem contribuído para a formação prática dos acadêmicos do curso. “Fornece experiência prática e a aplicação de conhecimentos teóricos, desenvolvem habilidades clínicas e administrativas relacionadas à profissão. Promove maturidade profissional, a assistência farmacêutica através do contato com pacientes e outros profissionais, o desenvolvimento de habilidades para procedimentos de dispensação e atenção farmacêutica promovendo o cuidado com o paciente e o uso racional de medicamentos”.
O aluno Eduardo dos Santos, 5ª série do curso de Farmácia, entende que assim como o ganho acadêmico há o resultado social do projeto, pois promove o acesso gratuito a medicamentos, “o que é muito importante para a comunidade, especialmente porque ajuda as pessoas que têm dificuldade em arcar com os custos de um tratamento. Além disso, o projeto aproxima a universidade da população, permitindo que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos e ofereçam um serviço que melhora a saúde e a qualidade de vida das pessoas atendidas”.