Projeto de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos da UNIPAR tem reconhecimento nacional

Publicado em 26 de Maio de 2017 às 08:38

As experiências desenvolvidas na região oeste do Paraná para a formação de um Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos receberam reconhecimento nacional em mais uma oportunidade. Estas experiências são desenvolvidas por várias entidades que trabalham em parceria para consolidar a produção de espécies medicinais e medicamentos fitoterápicos na região. A articulação entre estas entidades está a cargo da Universidade Paranaense representada pelo Prof. Dr. Euclides Lara Cardozo Junior, professor da disciplina de Fitoterapia do curso de Farmácia da Unidade de Toledo e dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado em Plantas Medicinais na Atenção Básica e Doutorado em Veterinária e Produtos Bioativos). Nesta oportunidade o Prof. Euclides foi homenageado no dia do Farmacêutico (20/01/2017) pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná na cidade de Curitiba/PR e convidado a integrar a Comissão de Fitoterapia do Conselho Federal de Farmácia em Brasília/DF pelos relevantes serviços prestados na área de fitoterapia.

A UNIPAR tem desenvolvido ações de parceria nesta área desde o início do Curso de Farmácia na instituição. Estas ações envolvem todas as esferas da vida universitária: desde a formação acadêmica de recursos humanos nos níveis de graduação e pós-graduação (ENSINO); parcerias em projetos de pesquisa no desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos (PESQUISA) e projetos de extensão comunitária através dos projetos institucionais (EXTENSÃO). Estas ações resultaram na aprovação de duas propostas enviadas ao Ministério da Saúde através do edital “SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO ÂMBITO DO SUS, CONFORME A POLÍTICA E O PROGRAMA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS”, para a implantação da Fitoterapia nos Municípios de Toledo e Umuarama. O Ministério da Saúde apoia atividades para consolidar uma cadeia de produção de medicamentos fitoterápicos na região. Este projeto conta com a participação de acadêmicos do Curso de Farmácia da UNIPAR e com a participação de professores de diferentes cursos da área da saúde.

Como resultado prático deste projeto a população usuária do SUS terá acesso a medicamentos fitoterápicos de qualidade, produzidos na região através das entidades parceiras do projeto e distribuídos com a orientação dos profissionais da Universidade. Além disso, será incentivada a produção de plantas medicinais por agricultores familiares e a transformação da matéria prima em medicamentos por laboratórios da região, consolidando a produção de medicamentos fitoterápicos a partir de espécies cultivadas localmente. Os projetos contam com a participação das seguintes entidades:

Universidade Paranaense – UNIPAR - Curso de Farmácia e Mestrado em Plantas Medicinais.

SUSTENTEC – Produtores Associados – Pato Bragado/PR.

Cooperativa Gran Lago de Agricultores Orgânicos – Vera Crus do Oeste/PR.

Associação de Produtores da Linha Jaborandi – Umuarama/PR

Itaipu Binacional – Foz do Iguaçu/PR.

A experiência da cadeia produtiva de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos da região oeste do Paraná obteve reconhecimento em outras oportunidades. No ano de 2012 o projeto foi apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20 como exemplo de projeto sustentável de produção de medicamentos pelo Governo Brasileiro através do Ministério da Saúde. Nesta ocasião o Prof. Euclides Lara Cardozo Junior e sua equipe demonstraram os benefícios da Cadeia Produtiva de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos no stand do Ministério da Saúde. Nesta oportunidade demonstrou-se o potencial deste projeto na preservação da biodiversidade das espécies medicinais nativas, na geração de renda para a agricultura familiar e no desenvolvimento tecnológico de produção de medicamentos. Todos estes aspectos somam-se às possibilidades de produção de medicamentos seguros para a população brasileira usuária do sistema público de saúde. A experiência desenvolvida regionalmente teve a oportunidade de ser vista por pessoas de todo o mundo que se preocupam com a sustentabilidade do planeta. No ano de 2015 o projeto foi selecionado para ser apresentado no XXXI Congresso do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) realizado em Brasília/DF como exemplo nacional de estratégia de Assistência Farmacêutica. Nesta ocasião foram apresentados os resultados da utilização de medicamentos fitoterápicos por pacientes dos grupos de Hipertensão, Diabetes e Saúde Mental, atendidos na Unidade Básica de Saúde do Município de Pato Bragado/PR.

A partir de agora as experiências profissionais e institucionais desenvolvidas nestes projetos serão demonstradas nacionalmente nas discussões capitaneadas pelo Conselho Federal de Farmácia no âmbito da atuação profissional e poderão contribuir para a formação de futuros farmacêuticos.