Projeto de extensão Habilidades para a Vida atende mais de 1.500 alunos da região

Publicado em 6 de Dezembro de 2022 às 11:34

Nas intervenções realizadas abordaram-se temas como saúde mental, orientação profissional e habilidades para a vida

O projeto de Extensão Habilidades para a Vida, do curso de Psicologia da Universidade Paranaense - Unipar/ Francisco Beltrão, orientado pela professora doutora Thaís Cristina Gutstein Nazar, com participação das estudantes Livia Freitas, Viviane Sagin, Patrícia Christan e Renata dos Santos da Cunha, chegou ao fim neste ano de 2022.

O ensino de Habilidades para a Vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em desenvolver capacidades emocionais, sociais e cognitivas que podem ajudar os indivíduos a lidar melhor com situações conflituosas do cotidiano. As habilidades de vida sugeridas pela OMS são: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, lidar com os sentimentos, lidar com o estresse, comunicação eficaz, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas.

Foram realizadas 39 intervenções coletivas no segundo semestre de 2022, em que participaram 1.504 estudantes do ensino fundamental, médio e profissionalizante, com faixa etária de 11 a 18 anos, de escolas públicas e privadas dos municípios de Francisco Beltrão, Marmeleiro, Verê e Renascença.

Nas intervenções realizadas por meio de palestras vivenciais e materiais expositivos abordaram-se temas como saúde mental, orientação profissional e habilidades para a vida. As atividades realizadas foram de cunho preventivo, no entanto, diante de situações mais específicas, foram feitos encaminhamentos com a escola e a rede de saúde mental dos municípios.

A inserção de temáticas como essas no ambiente escolar, visa munir os adolescentes de habilidades e informações que possibilitem repertório emocional e social para lidarem com as adversidades cotidianas, bem como minimizar possíveis impactos e danos à saúde e à integralidade desses indivíduos.

De acordo com a professora Thaís, o projeto de extensão Habilidades para a Vida iniciou no ano de 2021, tendo em vista a necessidade de articular intervenções voltadas à comunidade escolar no tocante à práxis psicológica. É um projeto que vincula a necessidade das escolas e a oportunidade dos acadêmicos se aproximarem da realidade e ainda contribuírem neste sentido, principalmente no período de retorno às atividades escolares presencialmente. “São muitas demandas identificadas nas escolas relacionadas, principalmente a urgente necessidade de ações em saúde mental. No próximo ano as atividades irão continuar e para participar a escola pode fazer contato conosco para agendar as intervenções escolares”.