Projeto de extensão do curso de Psicologia atende escolas de Francisco Beltrão

Publicado em 31 de Agosto de 2022 às 11:36

O curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão desenvolve o projeto de extensão ‘Habilidades para a Vida’, que possui como objetivo a realização de intervenções psicológicas no contexto escolar e educacional. As acadêmicas Lívia Freitas, Patrícia Christan, Renata Cunha e Viviane Sagin aplicam atividades interventivas nos estabelecimentos de ensino com os temas sobre saúde mental, bullying, orientação profissional, relações interpessoais na família e na escola e habilidades para a vida.

As atividades já foram realizadas no Colégio Estadual Mário de Andrade, Colégio Agrícola do Sudoeste do Paraná e Colégio Estadual João Paulo II, em Francisco Beltrão. Dentro do planejamento há previsão de atender a Escola Industrial e o Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato. Nos municípios vizinhos, serão realizadas ações no Colégio Estadual Arnaldo Busato, localizado no Verê, além do Colégio Estadual de Renascença Padre José Júnior Vicente e no Colégio Telmo Otávio Muller em Marmeleiro. Já foram atendidos 436 adolescentes do Ensino Fundamental e Médio em atividades grupais. Além disso, alunos formandos da 5ª série do curso de Psicologia também irão atuar nas escolas, dentro do projeto e da disciplina de Relações Educacionais e Intervenções.

Oportunidade de colocar em prática

Patrícia, aluna do 4º ano do curso Psicologia e extensionista, afirmou que participar do projeto de extensão é vivenciar a psicologia na prática. “Nós aprendemos muito durante o decorrer da graduação, teorias que embasam a nossa profissão e o PEX é nossa oportunidade de colocar em prática tudo isso. Para além disso, estar em contato com a realidade educacional e nas condições que temos, auxiliar as escolas nesse campo tão essencial para a sociedade que é a educação”.

De acordo a professora Thais C. Gutstein Nazar, coordenadora do projeto, a adolescência é um período do desenvolvimento humano em que se estabelecem, de forma mais definida, a identidade, os padrões de comportamento e estilo de vida, e de acordo com as experiências realizadas nas escolas, os adolescentes relatam aumento da capacidade de reflexão em situações de resolução de problemas, melhora dos relacionamentos interpessoais e da comunicação, da qualidade de vida física e mental.

Raiz do projeto

O ensino de Habilidades de Vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em desenvolver capacidades emocionais, sociais e cognitivas que podem ajudar os indivíduos a lidar melhor com situações conflituosas do cotidiano. As habilidades de vida sugeridas pela OMS são: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, lidar com os sentimentos, lidar com o estresse, comunicação eficaz, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas (WHO, 1997).

Última atualização em 31 de Agosto de 2022 às 11:37