Projeto AutoDNA do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é selecionado em programa de incubação municipal

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 às 14:37

Desenvolvida por acadêmicos, a plataforma de histórico digital de manutenção veicular integra o Programa de Incubação do Centro de Inovação de Cianorte, que selecionou 10 projetos com potencial inovador para se tornar uma startup

O projeto AutoDNA, desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cianorte, foi selecionado no Programa de Incubação do Centro de Inovação de Cianorte, iniciativa da Prefeitura Municipal. A escolha ocorreu após as bancas de apresentação realizadas entre os dias 2 e 4 de dezembro, quando uma banca técnica avaliou propostas com potencial inovador e selecionou 10 projetos para ocupar as vagas de incubação.

Idealizado pelos acadêmicos Pablo Garcia e Eduardo Bispo, formandos do curso de ADS, o AutoDNA destacou-se pela combinação entre viabilidade comercial e sólida base acadêmica. De acordo com a professora Érica Romero, coordenadora do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, o projeto evidencia a capacidade do curso em transformar teoria em soluções práticas. “Além de sua viabilidade comercial, o AutoDNA possui uma forte base acadêmica. A startup nasceu como um projeto desenvolvido por dois alunos sob a orientação dos professores da faculdade. Isso demonstra a capacidade do curso de transformar teoria em soluções reais de mercado”, afirmou.

O Programa de Incubação do Centro de Inovação de Cianorte tem como objetivo promover, apoiar e acelerar o desenvolvimento de startups com alto potencial inovador na região. Atualmente, o edital é considerado a maior iniciativa de fomento ao empreendedorismo local, atuando de forma integrada com o Sistema Regional de Inovação (SRI) para fortalecer a cultura tecnológica e econômica do município.

O AutoDNA consiste em uma plataforma digital de histórico de manutenção veicular, que permite aos proprietários organizar e comprovar todas as manutenções realizadas, contribuindo para a valorização do veículo. Para as oficinas mecânicas, o sistema funciona como ferramenta de fidelização, oferecendo maior previsibilidade de serviços e transparência no relacionamento com os clientes. Entre os diferenciais do projeto está a proposta de “tokenização” de veículos, criando um registro digital imutável acessível a qualquer carro e a oficinas independentes, o que amplia a segurança nas transações de compra e venda e profissionaliza o mercado automotivo regional.

Segundo o estudante Pablo Garcia, a etapa acadêmica foi decisiva para a consolidação da proposta. “O AutoDNA chega para trazer mais transparência para o mercado automotivo, funcionando como um verdadeiro histórico de manutenções veiculares que facilita a vida de oficinas e proprietários”, comenta. O projeto já está em fase de incubação pela Prefeitura de Cianorte para se tornar uma startup. “A apresentação do TCC foi aquele empurrão decisivo que validou toda a nossa estratégia. Essa etapa acadêmica foi essencial, transformando uma ideia de sala de aula em uma solução real pronta para ganhar a rua”, destacou.

A disciplina de Projeto Integrador é apontada como um dos diferenciais do curso de ADS da Unipar, ao proporcionar aos acadêmicos, no último semestre, o desenvolvimento de projetos práticos completos, desde a identificação de requisitos e elaboração de documentação até a implementação e testes em contextos reais. Para Érica Romero, a seleção do AutoDNA no edital representa um marco institucional. “É uma situação inédita na Unipar, um projeto de uma metodologia do curso, na prática virar um negócio. Para a Unipar e para o próprio curso, é a consolidação de um trabalho que conecta formação acadêmica, pesquisa e empreendedorismo”, concluiu.

Inovação, ESG e aplicação prática da tecnologia

Além dos projetos voltados ao empreendedorismo e à inovação de mercado, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também tem se destacado por iniciativas acadêmicas alinhadas aos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance). No dia 1º de dezembro, o auditório da Instituição foi palco de uma mostra de inovação e responsabilidade socioambiental, com a apresentação de soluções tecnológicas desenvolvidas por acadêmicos do 4º período do curso, em parceria com o Grupo BioAccess.

O desafio proposto aos estudantes consistiu no desenvolvimento de uma solução tecnológica para o rastreamento, em nível nacional, de bombonas utilizadas no transporte de resíduos de serviços de saúde. O objetivo foi criar sistemas capazes de monitorar todo o ciclo de vida desses materiais, desde a geração em hospitais e clínicas até a destinação final em estações de tratamento, garantindo maior segurança ambiental, transparência e conformidade com a legislação vigente.

Organizados em nove equipes, os acadêmicos trabalharam durante oito semanas em um cronograma intensivo que envolveu pesquisa da legislação, levantamento de requisitos, prototipagem e desenvolvimento de soluções. As propostas apresentadas integraram tecnologias como QR Code, RFID, plataformas web, aplicativos móveis e funcionalidades de geolocalização em tempo real. Avaliados por representantes do Grupo BioAccess e docentes da Unipar, os projetos terão continuidade em 2026, com perspectiva de evolução para soluções escaláveis voltadas a hospitais, laboratórios e farmácias em todo o território nacional.

Última atualização em 19 de Dezembro de 2025 às 10:14