Programas de mestrado e doutorado da Unipar recebem nota de alto padrão no Índice Geral de Cursos do MEC

Publicado em 25 de Abril de 2025 às 12:25

Os Programas de Pós-Graduação obtiveram avaliação superior a 4

Programas de Pós-Graduação (PPG), em Mestrado e Doutorado, da Universidade Paranaense (Unipar), alcançaram notas de alto padrão no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos de mestrado da instituição receberam avaliação de 4,63 e no mestrado 4,7 - em uma escala de 1 a 5.

O IGC é calculado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e considera três dimensões principais: a média dos conceitos atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aos programas de mestrado e doutorado; a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) dos cursos de graduação; e a distribuição de estudantes entre os diferentes níveis de ensino.

A CAPES, vinculada ao MEC, avalia os programas com base em critérios como produção científica, qualidade das dissertações e teses, formação e produtividade do corpo docente, infraestrutura, internacionalização e impacto social das ações desenvolvidas.

A Unipar mantém atualmente quatro Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu nas áreas de Biotecnologia, Ciência Animal, Plantas Medicinais e Direito Processual, todos com docentes titulados, atuação em pesquisa e produção acadêmica reconhecida nacional e internacionalmente. Dez professores da instituição integram o grupo de bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que reforça a relevância das atividades desenvolvidas.

Para a gerente-geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa, professora Daniela Dib, os resultados obtidos refletem o compromisso da Universidade com a qualidade da formação acadêmica, a relevância da pesquisa e a aplicação do conhecimento em benefício da sociedade. “Programas bem avaliados formam profissionais qualificados, impulsionam a produção científica com impacto social e promovem soluções para desafios regionais e nacionais”, pontua.

A atuação docente inclui, ainda, orientação de trabalhos, condução de projetos, publicações científicas e participação em ações de extensão. As pesquisas realizadas pelo corpo docente e discente da Unipar possuem forte componente de internacionalização, com parcerias acadêmicas, intercâmbios e produção científica conjunta com universidades estrangeiras.

Daniela destaca que o “desenvolvimento de tecnologias e a submissão de patentes em áreas como agricultura, saúde, meio ambiente e direito evidenciam o potencial de inovação e a contribuição dos programas para diferentes setores da sociedade”.