Professores participam do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Campinas

Publicado em 8 de Julho de 2025 às 09:48

Docentes da Unipar levam pesquisas sobre fitoterápicos, dengue e vitamina D

Os professores Patrícia Amaral Velasquez e Leonardo Garcia Velasquez, da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão, participaram entre os dias 15 e 18 de junho do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizado em Campinas (SP).

Durante o evento, o professor Leonardo apresentou o trabalho intitulado “Impacto da Curcuma longa na Hematopoiese e na Morfologia Esplênica em um Modelo Animal Submetido à Quimioterapia com Docetaxel”, resultado de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Unipar, campus de Umuarama.

A pesquisa teve como objetivo investigar os efeitos do extrato de Curcuma longa em ratos Wistar sadios submetidos a quimioterapia com docetaxel em diferentes períodos de exposição ao extrato. O uso da Curcuma longa já foi mencionado como um importante adjuvante terapêutico devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e citoprotetoras.

O professor Leandro também acompanhou diversas palestras voltadas à área de Gestão e Controle de Qualidade Laboratorial, área de sua atuação atual como responsável pelo Prime Análise, antigo laboratório de Análises Clínicas da Unipar.

A professora Patrícia levou ao congresso o Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs) “Avaliação das Transaminases Hepáticas e Parcial de Hemograma de Pacientes com Dengue”. A pesquisa tem como objetivo analisar exames de pacientes com dengue atendidos em um laboratório localizado no Paraná. Foram coletados exames por meio de laudos eletrônicos, referentes ao período de julho 2022 a junho de 2024.

A pesquisa mostra que a maior quantidade de pacientes eram do sexo feminino, com maior prevalência na faixa de 30 a 69 anos. A leucopenia foi observada em mais da metade dos pacientes, principalmente na faixa de 40 a 50 anos. A Trombocitopenia foi observada na maior parte dos pacientes.

Patrícia também apresentou o trabalho “Perfil Epidemiológico de Dosagem Sérica de Vitamina D em um Município do Paraná”, além de participar de palestras voltadas à Hematologia Clínica, disciplina que leciona nos cursos de Farmácia e Biomedicina da instituição.