Professores e alunos do Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos participam do evento dos 10 anos de criação dos Arranjos Produtivos Locais realizado pelo Ministério da Saúde em Brasilia

Publicado em 8 de Novembro de 2016 às 11:20

Nos dias 22 e 23 de junho de 2016, os pós graduandos do Programa de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica (Rosana da Matta e Elenir Rudek) e o Professor Doutor Euclides Lara Cardozo Junior (Professor do Programa), estiveram presentes na solenidade de abertura, onde foi realizado o lançamento do selo comemorativo dos 10 anos do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). Na abertura, foram discutidos na mesa sobre a PNPMF, seu histórico, o cenário atual, benefícios, propostas e desafios para os próximos 10 anos. Como desafio para os próximos 10 anos, deve-se ampliar a capacitação dos profissionais da Atenção Básica, bem como também, ampliar os projetos na região norte do pais, área em que se concentra a maior biodiversidade do país. Fortalecer as pesquisas com medicamentos para aumentar o número de fitoterápicos incluídos na RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). Apoiar a execução dos projetos financiados, fomentar as Praticas Integrativas e Complementares (PICs) no Sistema Único de Saúde (SUS), disseminar as informações assistenciais da PNPMF, tirar os projetos por meio de edital e colocar dentro dos blocos da Assistência Farmacêutica (AF) ou Piso da Atenção Básica (PAB), pra poderem potencializar as experiências exitosas, para que os demais municípios não contemplados possam se espelhar nos municípios com fitoterapia.

Em virtude de suas solicitações ao Ministro da saúde, Ricardo Barros, foi entregue ao Secretário Saúde Kleber Lomonte, o folder do Mestrado de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Unipar.

Juntamente com o Professor Dr. Euclides, ele reforçou o desconhecimento dos profissionais da saúde sobre a fitoterapia e garantiu a divulgação do Mestrado aos membros do CONASEMS e COSEMS/RN.

Houve a presença de diversos municípios no evento, além de profissionais nas diversas especialidades, membros da sociedade civil e do governo.

Disponibilizou-se também, material junto a mesa de credenciamento para conhecimento de todos os presentes no evento.

Além disso, as alunas do Mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Unipar elaboraram uma carta a ser entregue no Seminário, com propostas para ampliar o uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PMF).A Carta foi entregue juntamente com as solicitações do Comitê de Plantas Medicinais da BP3 e APL de Toledo, para a secretária do Comitê Nacional, Katia Torres.