Professores da Unipar viajam ao México para capacitação do aprendizado na área da saúde

Publicado em 29 de Abril de 2022 às 08:27

Atividades se concentraram na Escola de Saúde Tecnológica de Monterrey

De 26 de março a 03 de abril, os professores da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, Emerson Botelho Lourenço e Marina Gimenez estiveram em viagem ao México, para uma capacitação promovida pela Escuela de Medicina y Ciencias de la Salud TECSALUD, na cidade de Monterrey, capital do México.

Na oportunidade, os docentes participaram de conferências, workshops, mesas de trabalho e atividades colaborativas e imersivas, com o objetivo de auxiliar na construção de propostas e ideias para um currículo integrado. Vários locais foram visitados, universidades, centros de tecnologia, centros de simulação, laboratórios, hospitais, ambulatórios, espaços acadêmicos, entre outros. “A ideia dessa imersão no México foi capacitar líderes de treinamento em saúde no uso de várias ferramentas de liderança, para a transformação curricular a partir da perspectiva da Aprendizagem Centrada no Paciente, além de fornecer estratégias e exemplos com tecnologia de ponta, que permitem que as instituições de ensino sejam transformadas, considerando a educação interprofissional com os desafios do presente e do futuro”, explicou a professora Marina.

Segundo ela, após o retorno do México, alguns projetos já estão sendo propostos para contemplar os acadêmicos da Unipar.

A Escola de Saúde Tecnológica de Monterrey trabalha com um modelo educacional baseado em competências. Durante a visita, foi possível conhecer modelos de aprendizagem inovadores, que permitem ao aluno ampliar suas habilidades acerca de temas como: comunicação, colaboração, visão internacional, ética e cidadania, transformação digital, pensamento crítico e empreendedorismo e inovação.

Aprendizagem Centrada no Paciente

Trata-se de um modelo de formação que busca compreender o paciente como pessoa, considerando sua individualidade, estrutura de significados e contexto nas perspectivas: humana, biomédica e gerencial, para atender às suas necessidades de forma integral e gerar empreendedorismo de mudanças inovadoras que favorecem a sua realidade e a daqueles em condições equivalentes.

Aprendizagem Baseada em Desafios

É uma abordagem pedagógica que envolve ativamente o aluno em uma situação problemática real, relevante e relacionada.

Aprendizagem centrada no paciente e baseada em desafios

Por outro lado, em conjunto com os ideais do Modelo Tec21, o EMCS incorporou o modelo de formação de aprendizagem centrada no paciente, uma das principais tendências atuais nas instituições de ensino em saúde. Ela busca incutir nos alunos a importância de colocar o paciente no centro de todas as ações do profissional de saúde.

Essa educação tão inovadora em saúde é uma proposta que promete excelentes resultados, já que está pautada em transformar a vida dos alunos e dos pacientes para que se obtenha um impacto positivo e transformador no mundo.