Professora e acadêmica de Enfermagem participaram do Simpósio Internacional de Assistência ao Parto

Publicado em 3 de Maio de 2024 às 09:30

Evento ocorreu no mês de abril em Fortaleza (CE) com duração de 4 dias

A professora e coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, Lediana Dalla Costa, e a aluna Aghata Possatto, matriculada na 4ª série, participaram no mês de abril deste ano do Siaparto (Simpósio Internacional de Assistência ao Parto) em Fortaleza (CE).

O evento, que celebrou sua 2ª edição no Nordeste, é dedicado aos profissionais da saúde interessados em transformar a assistência brasileira ao parto, a partir de ensaios clínicos e estudos atuais, referendados por pesquisadores de todo o mundo. Foram 4 dias de oficinas e palestras direcionadas à assistência à gestante, ao parto e puerpério, sobre os temas mais diversos da atualidade.

2º maior índice de cesáreas do mundo

Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar com maiores taxas de cesáreas eletivas no mundo (56%), perdendo apenas para a República Dominicana (59%). A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a taxa ideal de cesarianas não exceda 15%. Para Ana Cristina Duarte, obstetriz e idealizadora do Siaparto, em matéria publicada pela Revista Abril, os dados são alarmantes e, para ela, as cesáreas podem efetivamente reduzir a mortalidade e a morbidade materna e perinatal, contudo, quando realizadas sem evidências significativas, fazem crescer o número de mortes de mulheres e os índices de prematuridade. Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), uma cesariana mal indicada triplica o risco de morte materna.

Aluna da Unipar apresenta pesquisa sobre parto

A acadêmica Aghata Possatto conta que escolheu o curso de Enfermagem já sabendo que seguiria o caminho da obstetrícia. “Participei dois anos consecutivos do projeto de iniciação científica, da professora Lediana, Boas Práticas Aplicadas pela Equipe Multidisciplinar Durante o Trabalho de Parto, e isso reafirmou meu amor pela área.”

No início de março, ela recebeu a confirmação do aceite no Simpósio do trabalho intitulado Intervenções protetoras da Integridade Perineal em Partos Vaginais. “Realizei a apresentação do nosso resumo e fiquei muito feliz com o resultado. Com certeza foi uma experiência enriquecedora que marcou o processo de graduação e expandiu meus horizontes a respeito da obstetrícia e tudo que ela envolve.”

Professora incentiva participação em eventos

A professora Lediana, que é enfermeira obstetra, diz que é sempre enriquecedor participar de eventos desta magnitude. “São tantas experiências compartilhadas, tantas vidas envolvidas no processo de parturição e muitas vezes, tantas pessoas usam do protagonismo alheio do parto, que cabe só à mulher. É possível fazer diferente, e que aquilo que acredito como enfermeira obstetra e como ser humano não está tão distante. Neste mesmo sentido, motivo sempre meus alunos a participar de congressos, eventos importantes e fazer pesquisa, pois são eles que irão fazer a diferença na assistência depois e somar, a aqueles profissionais que assim como eu acreditam no poder da mulher frente ao parto, no seu empoderamento e protagonismo.”