Professor José de Oliveira Filho recebe Medalha do Jubileu de Diamante da Administração

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 às 17:52

Em solenidade realizada no dia 17 de dezembro, na Universidade Paranaense (Unipar), campus sede, em Umuarama, o professor José de Oliveira Filho recebeu a "Medalha do Jubileu de Diamante da Administração". A honraria é uma homenagem dos Conselhos Federal e Regionais de Administração, em celebração aos 60 anos da regulamentação da profissão de administrador no país e da criação dos cursos superiores de Administração. 

O homenageado é conselheiro de administração da Unipar, atua como assessor na Secretaria Geral Acadêmica, além de coordenar o ProUni/Fies e presidir a Comissão da Bolsa de Medicina, desde 2018 -  que beneficia estudantes de baixa renda de Umuarama e Cruzeiro do Oeste. E, em 2024, assumiu como Presidente do Conselho Diretor da Fundação Cândido Garcia, onde trabalha até hoje.

“Você trabalha de maneira direta impactando a sociedade e se dedica à administração ao longo de décadas”, relembra o presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Gilmar da Silva Andrade. Durante a solenidade, foram enaltecidas a capacidade de engajamento, liderança pelo exemplo e visão de futuro do professor José Filho.

Sobre ele, Emerson Botelho, diretor executivo da Fundação Cândido Garcia, destaca a vanguarda na profissão. “Sempre tive aprendizados com ele, como aproveitar oportunidades de evolução. Como nosso presidente, nos dá esperança de, juntos, continuarmos a fazer formações e ações sociais”, disse.

Para o professor José Filho, receber o certificado e a medalha é motivo de alegria. “Foi muito gratificante. Na Administração, o fato mais marcante na minha carreira foi trabalhar como conselheiro de administração da Unipar. Quando você passa dos “bastidores” para a administração superior é uma grande responsabilidade, outro nível de decisões. Ser administrador da Unipar Empresarial foi um grande passo. Isso aconteceu em 2023”, relembra.

Na solenidade, estiveram presentes familiares, as equipes da Unipar e da Fundação Cândido Garcia, de cooperativas locais e professores.

Última atualização em 17 de Dezembro de 2025 às 17:53