Professor escreve capítulo sobre transexualidades e travestilidades

Publicado em 28 de Dezembro de 2022 às 08:25

Obra é fruto da tese do doutor Augusto Mugnai, com a análise de 21 mil comentários de reportagens publicadas no Portal Globo.com

O professor do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, e doutor em Ciências Sociais, Augusto Mugnai, comemora capítulo de livro produzido com a sua ex-orientadora do doutorado da Unesp (Universidade Estadual Paulista), professora doutora Larissa Pelúcio, renomada pesquisadora sobre estudos de gênero e mídias digitais.

A obra ‘Travestilidades em diálogo na pista acadêmica’ foi lançada pela Editora Autêntica, e organizada pelos professores doutores Marco Aurelio Máximo Prado e Rafaela Vasconcelos Freitas, ambos doutores em Psicologia Social e coordenadores do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT.

O livro é produto da pesquisa ‘Direitos e Violência na experiência de travestis e transexuais: construção de um perfil social em diálogo com a população’, realizada de 2012 a 2015. O objetivo foi identificar o contexto de vulnerabilidade em que se encontram travestis e mulheres transexuais de Belo Horizonte e região metropolitana.

A pesquisa contou com um questionário envolvendo 141 travestis e transexuais que têm algum tipo de vinculação com o trabalho sexual em sua trajetória. O enredo traz reflexões tanto dos dados da pesquisa quanto de questões concernentes às experiências dessa população.

Tendo em vista as contribuições dentro das temáticas de gênero e sexualidade e mídias digitais, Mugnai e Pelúcio produziram um capítulo que apresenta questões políticas e teórico-metodológicas em relação a vários eixos temáticos: escolaridade, família, religião, trabalho sexual, trabalho formal, transformação do corpo, saúde, violência, políticas públicas e lazer.

O capítulo foi intitulado ‘Na rede com o conservadorismo: transexualidades e travestilidades em comentários de notícias no portal Globo.com’, e parte da discussão da tese de doutorado de Mugnai (de 2015 a 2018). Nela foram analisados aproximadamente 21 mil comentários de reportagens tocantes à transexualidade, locadas no portal Globo.com.

Assunto importante para a disciplina que leciona - Gêneros, Sexualidade e processo de subjetivação – e pensando no quanto de conhecimento deve circular, o professor fez a doação da obra para a biblioteca da Unipar/Cascavel. Logo, todos poderão acessar.

A produção já é sucesso, sendo uma das teses mais acessadas no repositório de produções acadêmicas da Unesp, por ter sido orientada por Larissa Pelúcio, uma especialista de reconhecimento nacional e internacional. O docente comemora e finaliza: “ foi um salto qualitativo para minha formação acadêmica e que agora compartilho com a Unipar”.