Professor do curso de Direito recebe título de doutor

Publicado em 11 de Agosto de 2023 às 09:12

Tese acaba de ser defendida pelo professor João Carlos Veiga, e avalia o contexto de seca no Sul do país

A Universidade Paranaense – Unipar parabeniza o professor do curso de Direito, da Unidade de Toledo, Dr. João Carlos Veiga, pela conclusão do doutorado em Ciências Ambientais, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Apoiar e incentivar o seu quadro docente é um valor para a Unipar.

Segundo o professor, a tese, defendida há poucos dias, surgiu a partir de uma provocação, à época em que era servidor público, de que não haveria seca no Sul do Brasil. Depois da banca de defesa, ela foi intitulada ‘Há seca no Sul do Brasil? Uma análise crítica e interdisciplinar sobre a região Oeste dos Estados de Santa Catarina e Paraná’.

O docente explica que, tecnicamente, no âmbito da Proteção e Defesa Civil, há uma diferença em dizer que um determinado desastre é estiagem ou seca. Contudo, define que a estiagem nada mais é do que o fenômeno natural de déficit hídrico (falta de chuva, propriamente dita).

“Procuramos demonstrar que a classificação do desastre como estiagem nada mais é do que um eufemismo, o que reduz a percepção de riscos e impacta também na adoção de medidas de prevenção, mitigação, adaptação a mudanças climáticas e na resiliência da população”, destaca.

Sua pesquisa foi embasada por entrevistas com agricultores familiares, nesse contexto, para identificar qual era a percepção deles sobre a seca na região Sul. As entrevistas, foram validadas com dados documentais que obteve no Centro de Memória do Oeste (CEOM/Unochapecó) e no Museu Histórico Willy Barth (da Secretaria de Cultura de Toledo), com jornais antigos, por exemplo.