Professor da Unipar defende tese de doutorado e é aprovado com nota máxima

Publicado em 2 de Junho de 2023 às 11:12

Tese do doutorado em Direito da Cidade (UERJ) foi indicada para publicação

O professor Robson Martins integra o corpo docente do programa de Mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense – Unipar, e atua como Procurador da República em Curitiba. Nesta semana, ele apresentou a defesa e foi aprovado com nota 10 e indicação para publicação da sua tese de doutorado em Direito da Cidade, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O título da tese é ‘REURB-Execução Fiscal: Direito à moradia digna, tendo como referencial o caso ocorrido no Juízo de Direito da Comarca de Tramandaí/RS, liderado pela Juíza de Direito Dra. Laura Ullmann López’, e se dirigiu especificamente a tratar da importância da Regularização Fundiária Urbana (REURB) como política pública urbana, notadamente no que se relaciona aos novos procedimentos de regularização fundiária no pós-Constituição Federal de 1988 e, especialmente, à REURB-Execução Fiscal, com a utilização do procedimento executivo e de instrumentos legais como a adjudicação compulsória inversa e usucapião, com sua aplicação em larga escala na regularização de imóveis no Juízo de Direito da Comarca de Tramandaí-RS, para determinar sua eficiência e conformidade quanto à concretização do direito fundamental à moradia digna de pessoas vulneráveis.

Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e empírica, constituída por estudo de caso referencial, inclusive com aplicação de questionário ao Poder Judiciário e Registro de Imóveis, além de beneficiários do programa do Poder Judiciário Gaúcho ‘Mortos, Falidos, Incertos e Não Sabidos’.

“Assim, a REURB-Execução Fiscal pode auxiliar eficazmente na concretização do direito fundamental à moradia digna, em acordo com o que comprova a firme atuação da Comarca de Tramandaí-RS, bem como o fato de que sua utilização no contexto do Foro Extrajudicial, possibilitada pela Lei 14.382 de 2022, a torna potencialmente mais eficiente, quantitativa e qualitativamente, com grande energia de política pública, essencial para o fomento à aquisição da dignidade na moradia dos cidadão e para toda a sociedade brasileira, especialmente no Estado do Rio de Janeiro”.

Segundo explicou Robson, justificou-se o estudo proposto no doutorado em direito da cidade em decorrência da necessidade de se fomentar a formalização da malha fundiária urbana, a pacificação social e o acesso aos serviços públicos mínimos, que deveriam existir a todos, como segurança, educação, transporte público e saúde, contribuindo para efetivar o direito fundamental à moradia digna e ao mínimo existencial do ser humano.

TITULAÇÕES

O professor já tem o título de doutor em direito pelo Centro Universitário de Bauru - SP, e atualmente está cursando o Pós-Doutorado na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho/PR.