Pró-Magíster promove última capacitação de 2022

Publicado em 12 de Dezembro de 2022 às 10:54

O tema ‘Currículo Oculto: Professor você faz a diferença’ foi ministrado pela professora Rosemari Pedroso Szezesbatz

Na última semana (07/12), teve a última capacitação do ano de 2022, promovida pelo Pró-Magíster. O momento intitulado ‘Currículo Oculto: Professor você faz a diferença’ foi conduzido pela professora Rosemari Pedroso Szezesbatz, e transmitido em formato de live, no canal da Unipar no Youtube, aberto a profissionais de todas as áreas.

Segundo explicou Rosemari, os principais objetivos estavam ligados a: estabelecer as diferenças e/ou semelhanças entre o currículo oficial e currículo oculto no processo de ensinar e aprender; conduzir a reflexão crítica e ativa do docente no processo de ensino-aprendizagem e na organização do trabalho, no que tange ao currículo oculto. Além disso, também foram propostas algumas reflexões: O que é currículo? O que ensinar? Para quem ensinar? Como ensinar? Quem são os sujeitos do ensino e da aprendizagem?

“Foi um momento muito proveitoso. Eu inclusive inverti a afirmação do título da palestra para um questionamento: Professor, você faz a diferença? Assim, apresentei alguns porquês da importância de fazer a diferença utilizando o currículo oculto. Porque é uma construção contínua para agregar o currículo oficial; porque corrobora para o desenvolvimento de competências para a vida; porque relaciona a teoria e a prática, a ação e a reflexão; porque auxilia no gerenciamento dos conflitos e no desenvolvimento da integridade do aluno; porque o currículo oculto é parte das marcas que ficarão para sempre na vida do estudante, de forma positiva ou não, e que, fará parte da história construída por vocês e entre vocês”, explicou Rosemari.

Após esse exposição, alguns docentes trouxeram pequenas histórias para ilustrar o tema e que são parte do currículo oculto.