Pró-Magíster capacita corpo docente para o retorno das aulas presenciais

Publicado em 21 de Maio de 2021 às 09:00

Objetivo é auxiliar professores, potencializando seus talentos e estruturando suas aulas

A Universidade Paranaense – Unipar está sempre antenada às necessidades dos seus alunos e professores. Por este motivo, é que oferece, via Programa Institucional de Valorização do Magistério Superior (Pró-Magíster), um trabalho constante de acompanhamento e capacitação do corpo docente.

A adaptação pedagógica no uso das ferramentas digitais, por exemplo, entra neste contexto e facilita o desenvolvimento nas aulas, tanto no modelo síncrono quanto no assíncrono.

Importante destacar, que um dos seus principais projetos foi a criação de um site, em parceria com o curso de Direito das Unidades de Umuarama e Cianorte, para construção de toda a dinâmica do ‘Encontro Científico - Fórum Pedagógico e Fórum de Egressos’.

“Antes do cenário pandêmico, o evento era realizado de forma presencial, mas com a impossibilidade do momento, ele foi adaptado e aconteceu remotamente”, explicou o secretário do Pró-Magíster, Alexandre Cesar, responsável pela criação de toda estrutura do site, em que utilizou as ferramentas Google.

Outra parceria importante, foi a capacitação dos colegiados dos cursos para o início das aulas presenciais. Foram diversas oficinas para que os professores conhecessem como seria o ambiente e como aconteceriam as transmissões para os acadêmicos que estivessem acompanhando de forma remota.

SUPORTE INDIVIDUALIZADO

Além das ações mencionadas, o Pró-Magíster também dá suporte individualizado a todos os cursos de graduação. Para o coordenador do Programa, o professor Luiz Roberto Prandi, o desenvolvimento de projetos assim, possibilita melhorias ligadas às novas metodologias, técnicas didáticas e formas de trabalhar com os desafios em sala de aula, refletindo diretamente na qualidade do ensino e nos resultados dos alunos.