Prevenção: Estudantes participam de evento da campanha Junho Paraná Sem Drogas

Publicado em 17 de Junho de 2019 às 16:00

Profissionais do conselho e departamento de políticas públicas destacaram a importância da luta as drogas lícitas e ilícitas

O Governo do Paraná instituiu neste mês o Junho Paraná sem Drogas, resultado da lei estadual nº 19.131/2019, que tem como principal objetivo a prevenção contra drogas lícitas e ilícitas. A campanha está acontecendo em várias cidades do Estado. Em Paranavaí, o evento contou com a participação de autoridades, instituições conveniadas ao COMUD (Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas), palestrantes e estudantes dos cursos presenciais e semipresenciais da Universidade Paranaense, parceira da iniciativa. A diretora da Unidade, professora Edwirge Vieira Franco, prestigiou.

O encontro foi aberto pelo delegado de Polícia Civil e diretor do DEPSD (Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas), Renato Bastos Figueiroa, que mostrou como é o trabalho do departamento, apresentando em números gráficos a quantidade de usuários de drogas lícitas e ilícitas. “O melhor caminho sempre é a prevenção”, ressaltou.

Em seguida, a palestra foi com o presidente da Comissão de Drogas da OAB, advogado Luiz Carlos Hauer, que focou os tipos de drogas mais inseridas na sociedade: craque, cocaína, tabaco, remédios e o álcool. Em sua fala, destacou os perigos que a pessoa passa a ter ao usar as drogas, prejudicando-se na aprendizagem, memorização, saúde e na própria vida. “Devemos dizer sempre não às drogas”.

No segundo dia do evento, o convidado foi José Augusto Soavinski, do Departamento Estadual de Políticas Públicas. O tema abordado por ele foi ‘Prevenção’, ressaltando a importância da família na caminhada contra as drogas.