Pós-graduação da Unipar recebe palestrante internacional

Publicado em 24 de Novembro de 2022 às 10:17

Carl Dahlen é considerado um dos mais importantes pesquisadores no cenário mundial sobre assuntos relacionados à nutrição e reprodução de bovinos

Nos dias 18 e 19 de novembro, a Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama recebeu o professor Dr. Carl Dahlen, do Department of Animal Sciences da North Dakota State University, que fica localizada na cidade de Fargo, estado da Dakota do Norte, nos Estados Unidos. Carl é professor de Fisiologia da Reprodução Animal e vice-diretor do Center for Nutrition and Pregnancy e, desde 2009, orienta alunos de mestrado e doutorado, já que é considerado um dos mais importantes pesquisadores no cenário mundial sobre assuntos relacionados à nutrição e reprodução de bovinos, tendo como principal linha de pesquisa a Programação Fetal, que é o estudo da nutrição dos pais durante a concepção e gestação, sobre o desempenho produtivo da prole.

Na Unipar, ele foi convidado para ministrar a disciplina de Clínica Médica e Patologia da Reprodução aos alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos. A disciplina está sendo ministrada juntamente com o professor Dr. Denis Vinicius Bonato, que também ministra aulas para o curso de Medicina Veterinária. Assim, a primeira aula da disciplina com o professor Carl, também foi disponibilizada aos acadêmicos de Veterinária, para que pudessem entender como é o sistema de produção de bovinos no Estado da Dakota do Norte e oportunizar o acesso ao assunto de Programação Fetal.

Além do professor Denis, o Dr. Carl também foi recepcionado na pelo professor Dr. André Giarola Boscarato, que é professor e pesquisador na área de cirurgia de grandes animais. A interação entre os três professores tem objetivo de realizar pesquisas em parceria interinstitucional. Para isso, o professor Carl visitou o hospital veterinário da Unipar, conheceu as estruturas do centro cirúrgico de grandes animais e o setor de reprodução animal. O objetivo, em primeiro momento, é realizar uma pesquisa para adaptar, de forma minimamente invasiva, uma técnica cirúrgica já utilizada nas pesquisas do professor Carl, para coleta de amostras do trato reprodutivo de fêmeas bovinas.

Além disso, a visita internacional teve importância, também, na inserção social do Programa de Pós-graduação com a comunidade regional. O professor Carl foi convidado para visitar, juntamente com os professores da Unipar, a propriedade rural do presidente da Cooperativa Agropecuária Caiuá Carnes Nobres – COOPERCAIUÁ, o pecuarista Elton Zafanelli Silveira. A propriedade recebe assistência do Médico Veterinário Bruno Argenton de Barros, que é aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos. Na visita foi apresentado ao professor Carl como é o sistema de criação de bovinos na realidade regional de Umuarama e como é realizado o emprego de biotécnicas reprodutivas, visando melhorar a produtividade dos animais. Também foi conversado com o professor Carl questões relacionadas com bem-estar animal, sustentabilidade na produção pecuária e qualidade de carne. Discutiram, ainda, a possibilidade de desenvolver outras pesquisas em parceria com a North Dakota State University em propriedades rurais da região Noroeste do Paraná.

“A vinda do Professor Carl, além de agregar conhecimento e troca de experiências para os alunos, professores e produtores da região, foi importante para o nosso programa de Pós-graduação atender às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com relação a internacionalização da Pós-graduação stricto sensu. Tendo em vista que, além da disciplina ministrada no programa de Pós-graduação e da parceria de pesquisa, o professor Carl foi convidado para retornar no próximo ano para participar de bancas de defesa e para outros eventos relacionados com a extensão universitária”, explicou a coordenadora do programa, professora Daniela Dib.

Última atualização em 24 de Novembro de 2022 às 10:20