Plantas Medicinais e Fitoterápicos: Alunos do mestrado realizam aula de campo

Publicado em 28 de Junho de 2017 às 14:00

Os alunos do mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Universidade Paranaense tiveram uma atividade prática diferente. Eles saíram da sala de aula e foram a campo aplicar as teorias aprendidas no curso.

A primeira parada foi no Horto Medicinal da Unipar, projeto de extensão do curso de Farmácia com mais de 400 espécies de plantas medicinais, localizado no Câmpus-Cruzeiro. A segunda aula prática aconteceu numa propriedade rural de Umuarama (entre 26 e 27/5).

Sob a orientação da professora Ezilda Jacomassi, coordenadora do Horto e docente do mestrado, os alunos conheceram de perto o cultivo e processamento das plantas medicinais, vivenciando na prática os tipos de propagação vegetativa e reprodutiva de várias espécies medicinais, tema abordado na disciplina de Aspectos Agronômicos do Cultivo de Plantas Medicinais.

“De maneira experimental e didática, eles verificaram as várias formas de cultivo. Em seguida, colocaram a ‘mão na massa’, fazendo a coleta das plantas, a triagem, secagem e armazenamento do material”, explica a professora, que contou com o auxílio das estagiárias Andressa de Freitas (Engenharia Agronômica) e Camila Ronha (Nutrição).

Na propriedade rural, sob orientação da farmacêutica e aluna do mestrado, Rosana da Matta, os estudantes conheceram um espaço onde estão sendo cultivadas algumas espécies de plantas medicinais para fins comerciais, com objetivo de verificar como é feito o sistema de cultivo comercial.

“A turma ficou entusiasmada com as aulas de campo. São momentos que possibilitam ao mestrando vivenciar na prática os temas abordados em sala de aula, levando o professor a obter resultados mais satisfatórios no processo de ensino-aprendizagem”, afirma o professor Euclides Cardozo Junior, responsável pela parte teórica da disciplina de Aspectos Agronômicos do Cultivo de Plantas Medicinais.