Pesquisadora da USP ministra Aula Magna para estudantes de Medicina Veterinária

Publicado em 13 de Maio de 2016 às 16:17

Reunindo alunos, professores e outros convidados, a Universidade Paranaense - Unipar promoveu eventos especiais para a celebração dos 20 anos de fundação do curso de Medicina Veterinária, dos dez anos do mestrado em Ciência Animal e da implantação do doutorado em Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos (já com aulas em andamento). Um jantar festivo, no Spazio Hotel, marcou o início das comemorações.

A Aula Magna ministrada pela pesquisadora da USP, professora doutora Maria Angélica Miglino, no Teatro Unipar, deu sequência à programação, marcando a integração das turmas e dos acadêmicos com professores. A convidada, que também é professora do Departamento de Cirurgia de Medicina Veterinária da USP e coordenadora da área de Medicina Veterinária da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), falou sobre anatomia e saúde única, fundamental para garantir a sanidade animal desde o útero e, posteriormente, garantir a saúde do homem.

Cerca de 500 alunos de Medicina Veterinária participaram. “Foi uma aula muito produtiva, de alto nível, com informações importantes e oportunas, que reforçam a bagagem de conhecimentos dos nossos alunos”, diz a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unipar, professora Rita de Cássia Ribeiro.  “Escolhemos esta forma de comemorar os 20 anos do curso, porque, numa universidade, é importando abrirmos oportunidades para que os acadêmicos possam interagir, trocar ideias e ouvir um palestrante renomado, como a professora Maria Angélica; isso culmina num reforço de aprendizado poderoso e valoroso”, complementa a coordenadora.

Em seu discurso, ela enfatizou a trajetória bem-sucedida da graduação em Medicina Veterinária da Unipar: “Nessas duas décadas, o curso cresceu, se aprimorou em sua contextualização pedagógica, porque nele encontra-se um corpo docente comprometido em sua tarefa de fazer do conhecimento técnico-científico um instrumento para a transformação da sociedade; isso ocorre também nos mais de quatro mil atendimentos/ano do Hospital Veterinário”.

Ela fez uso da palavra, após o pronunciamento da diretora do Instituto de Ciências Exatas, Agrárias, Tecnológicas e Geociências, professora Giane Colauto, que abriu o evento. “A implantação e manutenção de um curso de graduação durante 20 anos é um desafio diário conquistado a muitas mãos”, sentenciou, agradecendo a participação de todos da esfera acadêmica, que colaboram para que isso aconteça.

Na ocasião, a professora Giani ressaltou o trabalho da Diretoria Executiva de Gestão do Ensino Superior, liderada pela diretora Regina Oliveira.  “A professora Regina teve e tem um papel fundamental na construção de todos os cursos de graduação; importante dizer que ela atuou com muita dedicação no processo de idealização e elaboração do projeto pedagógico do curso de Medicina Veterinária”, destacou.

A coordenadora do mestrado e do doutorado em Ciência Animal, professora doutora Daniela Dib, também se pronunciou, lembrando os bons frutos que o mestrado rendeu nesses dez anos e as alegrias vividas quando da aprovação do doutorado. “Esta aprovação é resultado do intenso e integrado trabalho de treze docentes permanentes, vinculados ao curso de graduação de Medicina Veterinária da Unipar, que, ao longo dessa década, amadureceram um objetivo e focaram para que este projeto fosse concretizado com o intuito de auxiliar no desenvolvimento regional”.

Para abrilhantar o evento e atendendo à preferência musical dos acadêmicos, os organizadores convidaram para uma apresentação o grupo de Viola Refinada, de Umuarama. O momento cultural, proporcionado pelos músicos regidos por Osvaldino Barbosa, instigou os ânimos da plateia, que interagiu o tempo todo. Na abertura da Aula Magna também houve apresentação do audiovisual sobre o curso de Medina Veterinária, produzido em homenagem aos seus 20 anos pela equipe de Comunicação da Diretoria de Cultura e Divulgação da Unipar.

Prestigiaram o evento as diretoras de Ensino Superior, Regina Oliveira, de Planejamento Acadêmico, Sônia Oliveira, de Pesquisa e Pós-Graduação, Evellyn Wietzikoski; da chefe do Departamento de Comunicação Social Universitária, Terezinha Aguiar; do coordenador do mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, Emerson Botelho;  do coordenador do mestrado em Medicina Veterinária da UEM, Antonio Martinez; e da representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Célia Reis.

Jantar festivo Para abrir as comemorações dos 20 anos do curso, dos 10 do mestrado em Ciência Animal e da implantação do doutorado em Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos (já com aulas em andamento) a Unipar realizou um evento no Spazio Hotel em homenagem aos professores de Medicina Veterinária da Unipar. O Reitor Carlos Eduardo Garcia foi o convidado de honra. Diretores e outras autoridades acadêmicas marcaram presença. Entre elas estavam a secretária municipal de Educação, Claudia Squarcini – representando o prefeito Moacir Silva - e  a chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanata.