Pesquisa: Seminário aponta estratégias para desenvolvimento regional

Publicado em 31 de Maio de 2017 às 14:00

Com o objetivo de pôr em debate o que vem sendo feito e o que pode ser feito para a comunidade, aconteceu na Universidade Paranaense o Seminário Integrador de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo do Arenito Caiuá.

O evento, aberto pelo prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, reuniu, no auditório do Câmpus 3, pesquisadores, empresários, lideranças políticas e técnicos, das áreas de indústria e comércio das prefeituras.

A pauta priorizou a discussão de demandas e potencialidades dos empreendedores regionais e a apresentação de projetos de pesquisa que se alinham com o propósito de alavancar o desenvolvimento tecnológico dos setores produtivos da região.

Os projetos foram apresentados por pesquisadores das três universidades que se prontificaram em participar dessa missão: Unipar, Universidade Estadual de Maringá e Instituto Federal do Paraná. Todos concordam que a união da comunidade acadêmica com a iniciativa privada é fundamental neste momento em que a economia clama por parcerias.

A ideia da realização do Seminário partiu da diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, professora Evellyn Wietzikoski. “A Unipar assumiu a coordenação desta primeira edição por ter sua trajetória diretamente ligada à história da região; são 45 anos vivendo cada momento importante desta grande comunidade, sempre compromissada em promover desenvolvimento, com os serviços que presta e o conhecimento que produz”, argumenta.

Ela destaca, no entanto, que o apoio das outras universidades dá uma dinâmica especial à proposta: “O setor empresarial, o setor produtivo da região não têm nem ideia da imensidão de projetos belíssimos que são executados com finalidades diversas, porém com objetivos focados em avanço, na inovação”.

A pró-reitora da UEM, professora Célia Regina Granhen, também considera essa união importante e diz que as universidades têm muita disposição para colaborar: “Essa iniciativa desmitifica a questão de que as universidades estão descoladas das necessidades e demandas das cidades de um modo geral; pelo contrário, estamos bem cientes”.

E lembrou que a união permite que as universidades sigam “pela via de mão dupla” com mais motivação e respaldo: “Nós temos todos os segmentos universitários envolvidos em questões como esta, por isso esse trabalho é, sobretudo na atual conjuntura em que vivemos, fundamental; ninguém consegue se desenvolver sozinho, então a universidade tem muito para apresentar para a comunidade e a comunidade, por sua vez, tem muito a apresentar para a universidade”.

O professor Samuel Soares, coordenador do IFPR, concorda: “As parcerias são de extrema importância, porque todas as pesquisas desenvolvidas nas universidades, nos institutos de pesquisas, têm por propósito contribuir socialmente com a transferência de tecnologia, com a apresentação de soluções para projetos de interesse da sociedade”.

Neste pool de entidades que se encarregam de discutir propostas que venham ao encontro do objetivo maior, que é o de gerar empregos e aumentar o PIB regional, estão também a Fundação Cândido Garcia, a ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama, a Cacier – Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais de Entre Rios, a prefeitura de Umuarama e o Sebrae.

“A parceria nasce com intenção nobre, que é aproximar o que está sendo desenvolvido em linhas de pesquisas nas academias aos interesses dos investidores e com isso tornar o nosso ambiente mais empreendedor e mais inovador, por consequência; o Sebrae acredita que é possível fazer esta aproximação e se dispõe a ajudar, de várias formas, nas conduções dos planos de negócios e na gestão das empresas que pretendem aderir à empreitada”, afirma Adriano Pereira, consultor do Sebrae.

Dias antes do Seminário, a prefeitura de Umuarama oficializou adesão ao PMAI (Programa Municipal de Atração de Investimentos), da Agência Paraná de Desenvolvimento; em quatro meses, o órgão vai apurar as qualidades, vocações e infraestrutura de Umuarama. Este diagnóstico promete abrir novas e melhores oportunidades para investidores.

Já os organizadores do Seminário ficaram de apresentar o relatório final, onde constam as potencialidades do setor de pesquisa de cada uma das três universidades da nossa região, o que possibilita delinear quais áreas apresentam destaque para a implantação de um instituto de pesquisa.

“Estamos pensando na Umuarama do futuro, por isso estimulamos todas as iniciativas que envolvem pesquisa, diagnósticos econômicos, estruturais e sociais que resultam em planejamento e novas oportunidades”, disse o prefeito, ao se pronunciar.