Projeto de cidadania fiscal promoveu reflexão e aprendizado sobre o uso dos recursos públicos
O projeto de teatro de cidadania fiscal “O Auto da Barca do Fisco" encerrou suas apresentações em Francisco Beltrão com público superior a 840 pessoas em cinco sessões. A iniciativa é uma parceria entre o Observatório Social, a Universidade Paranaense (Unipar), a Prefeitura e o Núcleo Regional de Educação. O projeto teve início em 2016 e, desde então, é realizado anualmente.
As apresentações ocorreram ao longo de dois dias, com quatro sessões destinadas a cerca de 760 estudantes do ensino fundamental, além de uma sessão noturna voltada ao público em geral.
Com uma abordagem lúdica e acessível, a peça levou ao palco temas essenciais como controle social e o bom uso do dinheiro público, estimulando a conscientização e o engajamento da população na fiscalização dos recursos arrecadados.
Segundo o professor Idair Marcelo, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unipar, o projeto tem como objetivo fortalecer a educação fiscal. “A proposta é mostrar a importância do tributo para o desenvolvimento da cidade e a necessidade da participação cidadã no acompanhamento dos gastos públicos”, explicou.
Ele também destacou o envolvimento dos voluntários na realização do projeto. “O sucesso do projeto foi amplamente atribuído ao esforço de uma equipe dedicada de voluntários, que doaram seu tempo, talento e energia para dar vida à produção. Nosso agradecimento especial vai para esses voluntários incríveis, que dedicaram seu coração para que tudo isso fosse possível. Sem eles, essa jornada não teria o mesmo brilho”.