Participação da Unipar no InovaMeat rende bons investimentos

Publicado em 9 de Abril de 2024 às 16:44

Entre os destaques estão a apresentação de projeto desenvolvido na Universidade e parceria público-privada

Toledo, a capital do agronegócio no Paraná, teve o prazer de sediar mais um InovaMeat, evento que é destaque em inovação na produção de proteína animal. A 3ª edição recebeu mais de 2,6 mil inscritos, em três dias de programação (de 1º a 3 de abril). A realização foi do Sindicato Rural e da Associação Comercial e Empresarial, com incentivos da prefeitura. Entre as pautas, teve lançamento de livro de autoria da chefe-geral Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, palestra com a senadora - MS e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e outros convidados – BRF, Adapar, Sysagro, FAEP, FGV, entre outras empresas e sítios.

A Universidade Paranaense – Unipar marcou presença com a divulgação dos cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária, além dos programas de mestrado e doutorado. A professora pós-doutora Glacy Silva apresentou estudo sobre a caracterização e monitoramento de genes de resistência antimicrobiano e patógenos da cadeia produtiva animal, através da coleta de solos agrícolas (produção de grãos, suínos, aves e peixes) das fazendas da região Oeste do Paraná, utilizando sequenciamento de DNA e Inteligência artificial. “Queremos fazer um link entre tecnologias de última geração e políticas públicas. Isso faz parte de um grande projeto, que será desenvolvido por alunos do mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, em parceria com a Unioeste e UTFPR, além dos programas de mestrado e doutorado em Ciência Animal e mestrado em Plantas Medicinais da Unipar”, explica a docente.

O doutorando em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Getulio Tominc, prestigiou o evento e salienta que participar de eventos e encontros científicos, de negócios ou até de outras áreas, sempre é muito enriquecedor: “A Unipar proporcionar que viéssemos ao evento foi essencial para meu crescimento pessoal, profissional, científico e acadêmico. Uma oportunidade de conhecer novas pessoas, realizar network e ampliar a visão de mundo. Participar do InovaMeat fez com que essas experiências fossem aprofundadas”, destaca o aluno.

A InovaMeat completa três anos e, pelo segundo consecutivo, a Unipar marca presença com a exposição da marca e, em 2024, de uma maneira mais importante, pois estamos com as primeiras turmas de Agronomia e Medicina Veterinária, cursos que fizeram parte da feira. "Nos sentimos privilegiados e reforçamos a importância de estarmos em um evento de inovação e de a inovação fazer parte da Universidade, que já é tão consolidada em nosso município”, diz Robson Recalcatti, diretor da Unidade em Toledo. O evento rendeu, ainda, diálogo importante em favor da população vulnerável local. Ao visitar o estande do paço municipal, em conversa com o prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt, o CEO da Unipar, professor Artur Nappo, acompanhado de Recalcatti, propôs uma interessante parceria de cunho social, que em breve será firmada e divulgada.

Última atualização em 9 de Abril de 2024 às 16:52