Participação da Unipar em congresso no exterior tem repercussão na mídia internacional

Publicado em 5 de Junho de 2015 às 17:00

Realizado no final do ano passado, na Índia, o 8º Congresso Internacional de Biologia e Produtos de Cogumelos contou com a presença de pesquisadores de diversos países, entre eles o professor doutor Nelson Colauto, coordenador do mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense. O resultado do evento foi tão positivo que, recentemente, reportagens na imprensa internacional deram destaque para os participantes que contribuíram para o sucesso do congresso. Um dos citados foi Colauto, que na ocasião representou a Unipar. “Esta citação significa que houve reconhecimento dos nossos trabalhos em nível internacional. Pesquisadores de vários países ficaram impressionados com os projetos científicos que estamos realizando na área da biotecnologia, como por exemplo, em outro congresso na China, onde também houve uma grande repercussão de nossas pesquisas”, conta Colauto, que é pesquisador da Unipar e Pesquisador de Produtividade do CNPq (Nível 2). Ele ressalta que este reconhecimento também é fruto da infraestrutura e investimento oferecido pela Unipar, aliado ao empenho de um corpo docente que trabalha em conjunto, com foco na excelência e inovação das pesquisas. “A biotenologia aplicada à agricultura é uma área da ciência que está evoluindo rapidamente e tem se mostrado cada vez mais promissora. Quando iniciamos nossas atividades era uma área estranha aos olhos dos colegas; hoje é uma linha de pesquisa de ponta desenvolvida em nossa Instituição”, defende. “Para nós pesquisadores é de grande relevância saber que essas referências estão sendo feitas por cientistas internacionais”, comemora. Para ele, que é pós-doutor Pós-Doutor em Genética Molecular e de Microrganismos e Pós-Doutor em Biotecnologia de Fungos Filamentosos, a ocorrência de um reconhecimento desta magnitude nos leva a entender que as linhas e metas que o programa da Unipar traçou para as atividades de pesquisa há mais de 10 anos excederam as expectativas. “De qualquer forma trabalhamos para uma ciência de qualidade e inovadora, buscando a melhor formação de nossos alunos. Então, este reconhecimento internacional somente sinaliza que estamos no caminho certo para nos mantermos na fronteira do conhecimento”, arremata. A Unipar dispõe de um bem equipado laboratório de biologia molecular para as pesquisas desenvolvidas nesta área.