Parceria entre Unipar e Corpo de Bombeiros leva simulação realística à Semana de Enfermagem

Publicado em 18 de Novembro de 2025 às 15:12

Evento em Francisco Beltrão destacou oficinas práticas e debates sobre o cuidado à vida e a importância da formação ampla na enfermagem

A Semana Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão, reuniu, entre os dias 3 e 7 de novembro, estudantes, professores e profissionais da saúde em uma programação que incluiu palestras, oficinas práticas, debates e momentos de integração.

Durante a semana, os participantes puderam aprofundar conhecimentos, desenvolver habilidades práticas e fortalecer o trabalho em equipe, aspectos considerados essenciais para a formação de profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar da comunidade.

A coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa destacou a relevância de iniciativas que aproximam os estudantes da prática e da pesquisa científica. “Eventos acadêmicos são ferramentas importantes nesse processo. Devem ser incentivados como espaços para a divulgação do conhecimento, integração entre os pares e estímulo à construção do saber científico”.

Segundo ela, atividades como semanas acadêmicas, congressos e seminários “promovem o contato com diferentes experiências profissionais e ampliam a visão dos estudantes sobre sua futura prática”. A professora ressaltou ainda que o envolvimento dos alunos com essas experiências “desperta o interesse pela pesquisa e pela produção científica, enriquecendo o percurso formativo”.

A programação contou com a parceria do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, que conduziu oficinas sobre atendimento pré-hospitalar, primeiros socorros e manejo de situações de emergência. A atividade possibilitou aos acadêmicos vivenciar na prática técnicas fundamentais para a atuação profissional e mostrou a importância da preparação e da agilidade no cuidado com a vida.

O treinamento realizado teve como tema “Primeiros Socorros: Condutas e Técnicas Extra-Hospitalares com Simulação Realística” e contou com a participação dos bombeiros militares Priscila Leite Silva, Fernanda Savariz, Gisele Natania Paini, Douglas Grizão de Camargo, Simoni Soares dos Santos Peixoto, Renata Bontorin Chaves e Artur Argentino Batiston Negri.

O major Ivo Lúcio Fischer, comandante interino do 10º Batalhão de Bombeiros Militares, avaliou de forma positiva a participação da corporação no evento. “Essa aproximação da corporação com os futuros enfermeiros permite uma terminologia comum entre as equipes de atendimento pré-hospitalar, objetivando uma abordagem correta e eficaz à vítima, onde, além do socorro imediato, visa-se manter ao paciente qualidade de vida após o salvamento”.

Ele também ressaltou a importância da troca de conhecimentos. “Difundir informações e protocolos de condutas em ambiente extra-hospitalar, mesmo que em pouco tempo, permite demonstrar que pequenas técnicas podem garantir a sobrevivência e excelência no atendimento prestado à comunidade”.