Parceria: Ação social de Engenharia Civil beneficia colégio estadual

Publicado em 10 de Novembro de 2020 às 12:00

Equipe do Escritório Modelo está fazendo levantamento da estrutura física para regularizar documentação

O Escritório Modelo, projeto de extensão do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense, assumiu uma missão importante: sua equipe está realizando atualização de projeto predial do colégio estadual Presidente Roosevelt de Guaíra.

Trata-se de uma parceria entre o colégio e a Unidade da Unipar em Guaíra, que busca a adequação dos projetos arquitetônicos e complementares, com intuito de regularizar a documentação.

Trabalho denominado ‘as built’ [expressão inglesa que significa ‘como construído’], o levantamento de todas as medidas da estrutura física do colégio tem grande importância, já que reúne as informações aferidas em um desenho fiel à construção existente.

O estudante Fabrício Sales, estagiário do EMEC, foi até o colégio para executar a tarefa, com orientação do engenheiro civil João Rigobello, responsável técnico do escritório.

Segundo Sales, participar desse trabalho foi uma boa chance para complementar sua bagagem de conhecimentos: “Tive a oportunidade de vivenciar na prática a vida de um profissional da engenharia, participando de reuniões com representantes da escola, com engenheiros e técnicos da prefeitura, além de tudo o que aprendi durante a coleta de informações em cartório”.

Essa tarefa, segundo Sales, possibilitou também ampliar seu networking: “Conheci profissionais de várias áreas, que me proporcionaram uma visão mais ampla da engenharia e o quanto ela é importante para a sociedade”.

Além dos Muros da Unipar

Contribuir para a formação técnica e sociocultural do acadêmico é o principal objetivo do EMEC. O projeto de extensão atua realizando serviços para a comunidade, especificamente para famílias de baixa renda da cidade de Guaíra.

Entre os trabalhos em andamento está o ‘Engenharia itinerante’, no qual os estudantes colaboram com a sociedade, ministrando palestras e oficinas e fazendo verificações de edificações.

Em tempo: a medição das dimensões do colégio Presidente Roosevelt para elaboração dos projetos arquitetônicos e complementares faz parte do ‘Engenharia itinerante’.