Paranavaí: Unipar realiza evento de conscientização sobre crimes digitais

Publicado em 8 de Maio de 2023 às 10:40

Momento contou com a presença de perito criminal em computação forense e chefe da Polícia Científica

No dia 04 de maio, a Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí realizou um evento de conscientização sobre crimes digitais, com o objetivo de chamar a atenção dos acadêmicos, estudantes do Ensino Médio e outros convidados da comunidade externa acerca do assunto. A organização foi feita pelo curso de Sistemas de Informação e contou com a presença do perito criminal na área de computação forense e chefe da Polícia Científica de Paranavaí, Evandro Luiz Lustre, que compartilhou sua experiência na área com o público presente.

O palestrante abordou os cibercrimes, que têm se tornado cada vez mais comuns na sociedade atual e são cometidos por meio de tecnologias digitais, como a internet e os dispositivos eletrônicos, e podem incluir atividades como hacking, roubo de identidade, phishing, fraude eletrônica, entre outras práticas criminosas.

Lustre também ressaltou a importância de entender as técnicas e ferramentas utilizadas para esses crimes, incluindo o uso de malware, engenharia social, exploits de software e criptografia. “Os cibercriminosos costumam aproveitar vulnerabilidades em sistemas e redes de computadores para realizar seus ataques, como a exploração de falhas de segurança em softwares desatualizados e a utilização de senhas fracas”.

Segundo o perito, empresas e pessoas devem estar sempre atentos à segurança de seus sistemas e redes, implementando medidas como o uso de senhas fortes, a atualização regular de softwares e a utilização de soluções de segurança, como antivírus e firewalls.

“Foi uma excelente oportunidade para a comunidade acadêmica e externa se atualizar sobre um tema tão relevante e importante nos dias de hoje”, concluiu a coordenadora do curso, professora Claudete Werner.