Paranavaí: Unipar promove Jornada Farmacêutica 2023

Publicado em 21 de Setembro de 2023 às 08:45

‘O Papel dos serviços Farmacêuticos na Atuação Profissional’ foi o tema do encontro, realizado de 04 a 06 de setembro

Neste ano, a Jornada Farmacêutica do curso de Farmácia da Universidade Paranaense - Unipar / Paranavaí foi realizada de 04 a 06 de setembro, no Anfiteatro Neiva Pavan Machado Garcia e nos laboratórios da unidade. A temática que norteou o encontro foi ‘O Papel dos serviços Farmacêuticos na Atuação Profissional’.

Os serviços farmacêuticos são um conjunto de serviços de natureza clínica, prestados pelo farmacêutico na farmácia ou consultório, que fornecem a assistência farmacêutica e assistência à saúde, auxiliando pessoas na promoção e proteção da saúde, na detecção de riscos, autocuidado, adesão e acompanhamento dos tratamentos, garantindo o acesso e uso racional dos medicamentos.

A Jornada Farmacêutica teve a participação integral dos acadêmicos da graduação e contou com a participação de palestrantes renomados e atuantes na profissão farmacêutica, como a Conselheira do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, a Farmacêutica Ana Carolina Sakashita, que ministrou o curso teórico-prático de perfuração de orelha; a Farmacêutica Suyane Braga, que falou sobre a Ozonioterapia; e a Enfermeira Elaine Trevezanuto Correia, do SAMU, que abordou os Primeiros Socorros emergenciais, contando com o apoio

dos alunos do curso de Auxiliar de Farmácia do Colégio Enira, acompanhados pela professora Luciana Nitatori Zarelli.

“A farmácia atualmente é um local que compõe o sistema de saúde, buscando atender às demandas da população. Estas pessoas buscam agilidade, fácil acesso, clareza e credibilidade nas informações, características essenciais aos profissionais farmacêuticos. E, na oferta destes serviços, a farmácia vai além da simples entrega de produtos, ela permite o acesso primário da população à saúde”, enfatizou o coordenador do curso de Farmácia, professor Romir Rodrigues.