Paranavaí: Unipar promove Aula Magna Integrada 2023

Publicado em 30 de Março de 2023 às 13:30

Tradição no início de todo ano letivo, evento abordou o tema Saúde Mental

Como todos os anos, a Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí promoveu sua Aula Magna Integrada 2023, envolvendo acadêmicos de todos os cursos de graduação presencial. O evento foi realizado em 28 de março, com o tema Saúde Mental, que foi conduzido pelo médico psiquiatra clínico, Dr. Guilherme Derenusson, mestre em Saúde Mental e docente do curso de Medicina da Unipar/Umuarama.

Acerca do assunto e ligado ao desenvolvimento acadêmico, foram abordados os sintomas da mente, irritabilidade, insônia, cansaço, esquecimentos, dificuldades de concentração, apreensão, expectativas ansiosas, estresse e frustração – sintomas que pode acometer os alunos no dia a dia.

O psiquiatra alertou sobre o cérebro e a mente, e os cuidados para que não tenhamos danos neuronais. “O melhor caminho é sempre a prevenção, ter qualidade de vida, dormir e comer bem, cuidar da mente, valorizar relacionamentos pessoais, praticar esportes, ter uma vida espiritual, restringir o uso de bebidas alcóolicas, não usar drogas e procurar assistência psicológica e/ou médica quando necessário”.

Segundo a coordenadora do Programa Institucional de Atenção ao Estudante (PIAE), Cristiane Ferreira de Mello, o objetivo da Aula Magna foi motivar, incentivar e promover a discussão de novos conceitos, sempre almejando a construção de novos saberes.

“A Unipar investe no ensino humanizado, no incentivo à busca de mais conhecimentos e crescimento pessoal e profissional”.