Paranavaí: Unipar é parceira do Sesc em ação da campanha Outubro Rosa

Publicado em 19 de Outubro de 2022 às 09:36

Acadêmicos de Enfermagem levaram orientações ao público do shopping da cidade

Os acadêmicos do primeiro ano do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, em parceria com o Sesc, realizaram no dia 18 de outubro, por ocasião da campanha Outubro Rosa, mais uma ação preventiva.

Os alunos levaram orientações ao público e aos funcionários do Shopping Cidade, um local com grande movimentação de pessoas. Foram realizadas atividades educativas, abordando o diagnóstico precoce do câncer de mama, o autoexame das mamas, maneiras de prevenção, fatores de risco e orientações no autocuidado, além da verificação da pressão arterial e teste de glicemia.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Luciana Dematte, a ação proporcionou aos alunos experiências de educação em saúde nos diversos níveis de complexidade, visto que as atividades educativas devem permear todos os níveis de atenção à saúde. É por meio delas, que os acadêmicos percebem a importância da prevenção e promoção à saúde no contexto oncológico, envolvendo o universo feminino. “As ações de promoção da saúde são de extrema relevância, pois envolvem a mulher no contexto saúde-doença, com foco no autocuidado. Percebemos como positiva a participação da população nessa atividade, mostrando-se interessada em participar e interagindo com as acadêmicas”.