Paranavaí: Unipar e Núcleo Regional de Educação de Loanda oferecem capacitação para os professores

Publicado em 3 de Junho de 2022 às 09:38

Docentes de Loanda e região foram beneficiados; tema abordou o pensamento computacional

Neste dia 02 de junho, a coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, professora Claudete Werner, conduziu uma capacitação destinada aos professores ligados ao Núcleo Regional de Educação de Loanda. O tema abordado pela palestra foi ‘Pensamento Computacional e suas implicações na educação’. Claudete também coordena o Núcleo de Software e Tecnologia (Semipresencial) da Unipar.

Segundo explicou, essa capacitação justificou-se pela Lei Federal n.º 13.415/2017, que estabelece as premissas para uma nova forma de oferta do Ensino Médio. A partir dessa lei, o Governo do Estado do Paraná inclui o Pensamento Computacional na grade curricular de ensino. O evento aconteceu de forma remota.

PENSAMENTO COMPUTACIONAL

É uma habilidade criativa, crítica e estratégica de aplicar os fundamentos da computação nas mais diversas áreas do conhecimento. Ele ainda estimula a construção do pensamento lógico.

Durante sua apresentação a professora enfatizou os seguintes tópicos: Importância de desenvolver nos alunos habilidades e competências para a criação de tecnologias; promoção do processo de reflexão crítica e uso ético das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos estudantes; apresentação das perspectivas do Pensamento computacional na educação; apresentação de estudo sobre a implantação do Pensamento Computacional no cenário mundial; justificativa dos quatro pilares do pensamento computacional; apresentação de exemplo práticos da implementação do pensamento computacional, através do uso de algoritmos; abordagem dos benefícios do Pensamento Computacional e valorização da importância do uso da plataforma ALURA.

A receptividade da capacitação foi significativa. “Na data de hoje tive a feliz oportunidade de participar de uma formação ministrada pela professora Claudete Werner, com o intuito de enfatizar e deixar mais explicita a importância da linguagem computacional e o grande upgrade que está sendo oferecido aos alunos do novo Ensino Médio. O momento evidenciou que o profissional do futuro necessitará tanto do domínio de máquina quanto um professor de matemática hoje necessita do conhecimento algébrico básico.

E seguindo esse modelo – que já é oferecido em outros países - e vem tendo um resultado mais que positivo, o componente é pautado pela Plataforma Alura e baseia-se em quatro pilares básicos. A disciplina de Pensamento Computacional tende a oferecer as instruções básicas, habilitando o aluno da rede de ensino para o mercado de trabalho futuro”, expôs o professor Christhian Weslley Fernandes Bezerra da Silva, de Loanda.