Paranavaí: Sistemas de Informação inicia ano letivo com proposta diferenciada

Publicado em 4 de Março de 2022 às 08:59

Aulas dinâmicas, envolventes e motivadoras estão no planejamento para 2022; processo está ligado ao uso das Metodologias Ativas

Pensando sempre em oferecer um ensino diferenciado aos seus acadêmicos, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, em uma dinâmica participativa, procura reestruturar permanentemente as suas atividades pedagógicas. E a trajetória de sucesso da graduação é a consagração do trabalho realizado por todos que se envolvem na proposta. Isso tem resultado em uma formação profissional adequada às exigências do mercado de trabalho, possibilitando a inserção desses egressos em qualquer área de atuação.

O fato é que os métodos tradicionais de ensino não conseguem mais atender às expectativas dos acadêmicos, e por este motivo, é que a Unipar é uma incentivadora das Metodologias Ativas – responsáveis por conceder protagonismo aos alunos, na construção do próprio aprendizado.

Sendo assim, os professores do curso de Sistemas de Informação estão aplicando as Metodologias Ativas com os alunos, propondo desafios e atuando como facilitadores no processo. “O grande desafio da Metodologia Ativa é aperfeiçoar a autonomia individual para que os nossos acadêmicos sejam capazes de enxergar o todo. Estamos muito felizes com os resultados obtidos já nessas primeiras semanas de aula”, destacou a coordenadora do curso, professora Claudete Werner.

Neste contexto, os professores Michele Barboza dos Santos, Wyllian Fressatti, Jaime William Dias, Tiago Piperno Bonetti, Leandro Vieira e Silvia Mara Oliveira Guimaraes aplicaram atividades ligadas ao método inovador e foram bem-sucedidos, relatando a participação coesa e integrada das turmas, com uma resposta muito positiva a este formato de aula.