Paranavaí: Professora Edwirge encerra carreira deixando sua marca de dedicação e legado para a Educação

Publicado em 24 de Outubro de 2023 às 11:52

Só na Unipar foram três décadas de uma atuação comprometida, dinâmica e à frente do seu tempo

No cenário educacional, há figuras que se destacam não apenas pelos títulos conquistados, mas pela dedicação incansável e capacidade de transformar tudo ao redor. Uma dessas personalidades é a professora Edwirge Vieira Franco, que, no dia 20 de outubro, encerrou sua brilhante carreira profissional, deixando um legado que ecoará por gerações.

JORNADA

Uma mulher multifacetada: Doutora em Educação, formada em Geografia, Estudos Sociais, Pedagogia, Psicologia da Educação, Administração e Supervisão Escolar. Sua trajetória acadêmica é adornada por títulos e honrarias, culminando no prestigiado título de cidadã honorária do município de Paranavaí.

Um currículo que reflete uma profunda compreensão acadêmica, além da paixão pela educação.

Sua carreira ainda inclui duas gestões como Secretária Municipal de Educação em Paranavaí, e a posição de Chefe do Núcleo de Educação em Nova Esperança.

Além das inúmeras contribuições para a educação formal, Edwirge é autora de cinco obras de literatura religiosa, demonstrando sua diversidade de interesses e seu compromisso com valores que transcendem as salas de aula.

UNIPAR

O capítulo mais significativo de sua trajetória teve início em 1993, quando, enxergando o potencial educacional de Paranavaí, buscou a implantação de uma universidade na cidade. Em parceria com a Prefeitura e a equipe de gestão da Unipar, elaborou e implementou os cursos de Direito e Ciências da Computação, assumindo a direção geral da Instituição em 1994.

Sob sua liderança, os primeiros 1.500 metros quadrados da universidade foram construídos, e, ao se despedir, deixa para trás uma unidade expandida e reconhecida, com mais de 17 mil metros quadrados de estrutura. Seu legado vai além das construções físicas, se manifesta, principalmente, nas mentes dos acadêmicos, professores e colaboradores que passaram por suas salas de aula, nos corredores por onde caminhou e na essência da Unipar.

RECONHECIMENTO

Ao encerrar sua carreira sob uma chuva de carinho e gratidão de toda a comunidade acadêmica, seu nome está imortalizado nas conquistas da Instituição, e seu exemplo servirá como inspiração para futuras gerações de educadores, assim como a marca do seu legado: um farol guiando os passos daqueles que buscam excelência e dedicação na área educacional.