Paranavaí: Laboratório Maker faz diferença no ensino de algoritmos

Publicado em 14 de Julho de 2022 às 09:50

Espaço entra na lista de diferenciais oferecidos pelo curso de Sistemas de Informação aos seus alunos

Os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí contam com um ambiente especial de estudo, que permite experimentação, aprendizagem prática e criativa. Trata-se do Laboratório Maker, que oferece diversos materiais, como impressora 3D, impressora a laser, notebooks, kits de robótica, kits de Arduino, ferramentas para solda, bancadas apropriadas para montagem e manutenção de eletrônicos, lupas, multímetros, osciloscópio e todas as ferramentas para o complemento das atividades.

Na disciplina de Algoritmos e Fundamentos de Programação de Computadores, ministrada pelo professor Wyllian Fressatti, os alunos vivenciam sempre os conteúdos trabalhados em sala de aula e as oportunidades disponibilizadas pelo laboratório, o que sempre aguça a curiosidade e permite grandes experiências.

Uma delas, por exemplo, permitiu que cada acadêmico montasse e programasse seu próprio robô. Ao final desta jornada, antes mesmo do final do semestre, eles apresentaram ao professor e colegas da universidade os resultados obtidos no trabalho, intitulado como ‘Invasão dos Robôs’.

O Maker pode ser usado para a criação de um projeto de robótica, um game ou um aplicativo. “O que vale é criar e aproveitar o espaço e sua aplicabilidade”, enfatizou a coordenadora do curso, professora Claudete Werner.