Paranavaí: Docente da Unipar defende tese do Mestrado em Ciência da Computação com Abordagem Inovadora para o Ensino de Engenharia de Software

Publicado em 20 de Setembro de 2023 às 17:00

Tiago Bonetti concluiu o mestrado na UEM; na Unipar, ele é professor do curso de Sistemas de Informação

Na última semana, o professor Tiago Piperno Bonetti, que integra o corpo docente da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, concluiu com sucesso o Mestrado em Ciência da Computação com Abordagem Inovadora para o Ensino de Engenharia de Software, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A defesa da sua tese foi um sucesso, e o título de sua pesquisa foi ‘EXEMPLIFY-SEE: Abordagem para Empregar Métodos de Aprendizagem Baseada em Exemplos para promover a Educação em Engenharia de Software’, que teve como foco principal fornecer uma abordagem inovadora para auxiliar professores no ensino de Engenharia de Software por meio da Aprendizagem Baseada em Exemplos. Este modelo visa capacitar educadores a incorporar efetivamente métodos de aprendizagem que se baseiam em exemplos práticos, tornando o processo de ensino mais dinâmico e eficaz.

A implementação dessa abordagem revolucionária se deu por meio de um portal de apoio, desenvolvido como parte do trabalho do professor Bonetti. O portal oferece orientações detalhadas e exemplos didáticos que auxiliam os professores no planejamento e na execução de suas aulas, incorporando com sucesso a Aprendizagem Baseada em Exemplos no currículo de Engenharia de Software.

“Com essa pesquisa, o professor Tiago demonstra seu compromisso com a melhoria da qualidade do ensino na área de Ciência da Computação e, especificamente, na Engenharia de Software. Sua contribuição promete impactar positivamente a formação de futuros profissionais, preparando-os para os desafios do mundo da tecnologia com uma abordagem inovadora e prática”, destacou a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Claudete Werner.