Paranavaí: Disciplinas de Estética e Cosmética trabalham técnicas de massagem Shantala

Publicado em 23 de Maio de 2023 às 10:22

Atividades foram desenvolvidas nas aulas de Introdução às Técnicas Manuais e Técnicas Manuais, Pré e Pós-Operatório

A técnica de massagem Shantala tem sido trabalhada pelo curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí. As atividades foram propostas pelas disciplinas de Introdução às Técnicas Manuais e Técnicas Manuais, Pré e Pós-Operatório, conduzidas pela professora Raquel Costa Machado.

Segundo explicou, a massagem Shantala é um conjunto de movimentos aplicados ao corpo do bebê com o auxílio de óleo vegetal e uma sequência de movimentos. Os benefícios da técnica só se tornaram conhecidos há pouco tempo, porém já é sabido que ela estimula diretamente os sistemas músculo esquelético, nervoso e circulatório, afetando assim os processos bioquímicos e fisiológicos regulados por estes sistemas. Assim, a Shantala é uma sequência que estimula automaticamente vários pontos, de tal forma que influencia positivamente todos os órgãos do corpo de uma criança, harmonizando-os ou ativando-os, além de fortalecer o vínculo mãe-filho, aumentar a imunidade, o desenvolvimento motor, entre outros benefícios.

“Durante a aula prática, algumas acadêmicas conseguiram reunir mamães e seus bebês. Elas foram orientadas quanto aos benefícios da massagem e aprenderam como realiza-la. Alguns também utilizaram bonecos para praticar a atividade”, disse a professora.

SHANTALA

Sua história tem origem nas práticas tradicionais indianas repassadas, essencialmente, de mãe para filha como algo comum em sua rotina diária. Porém, na década de 1970 foi apresentada ao Ocidente pelo médico obstetra francês Frédérick Leboyer, que durante um período de imersão na cultura indiana teve a oportunidade de observar uma jovem que aplicava essa massagem em seu bebê e cujo nome, Shantala, batizou a técnica então descrita por Leboyer.