Paranavaí: Curso de Farmácia integra ações de prevenção destinadas à comunidade externa

Publicado em 15 de Maio de 2023 às 09:14

Atividades se concentraram no combate à hipertensão e diabetes; centenas de pessoas foram alcançadas com os atendimentos

O curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí integrou três ações sociais, com atividades de prevenção à hipertensão e diabetes. Em Paranavaí, os trabalhos aconteceram no Festival do Trabalhador, alusivo ao Dia do Trabalho, e no dia 06 de maio, em uma farmácia local.

As informações preventivas, aferição da pressão arterial e teste de glicemia ainda alcançaram a população do município de Guairaça, em 13 de maio.

A participação da Unipar nesses eventos foi conduzida pelos farmacêuticos Clóvis de Oliveira e Raphaela Yasmin Volpato, com o envolvimento e altruísmo dos acadêmicos Natalia Saraiva Rodrigues, Maria Clara da Silva e Maria Eduarda Lopes Eberle, Maria Clara da Silva e João Pedro Lavaria.

SOBRE AS DOENÇAS

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Acredita-se que existam no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos, destes, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle adequado. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira e é a principal causa de morte no Brasil.

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.