Paranavaí: Curso de Farmácia integra ações da Campanha Dezembro Vermelho

Publicado em 7 de Dezembro de 2021 às 14:00

Numa parceria com o Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (SINAS), o curso esteve recebendo doações de medicamentos

Dezembro é o mês de conscientização e prevenção da AIDS, assim como de outras doenças sexualmente transmissíveis. E para alertar e orientar a população a respeito, a equipe do Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (SINAS), o curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, além de outras instituições de ensino, promoveram ação especial de atendimento à população.

As atividades se concentraram na Praça dos Pioneiros, onde houve orientações acerca da campanha, testes rápidos (HIV/Aids, Sífilis e Hepatites virais) e recolhimento de medicamentos doados. Outros exames também foram disponibilizados gratuitamente, como por exemplo verificação de pressão arterial, testagem de glicemia capilar, colesterolemia, tipagem sanguínea e fator RH e avaliação e orientação nutricional.

A participação do curso de Farmácia esteve voltada ao recebimento dos medicamentos doados, que podiam estar dentro ou fora do prazo de validade. “Os medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados para utilização na Farmácia da Partilha. Já os vencidos, serão encaminhados para o descarte correto e consciente”, explicou a coordenadora do SINAS, Marielza Sestário Pinheiro.

FARMÁCIA DA PARTILHA 

A Farmácia da Partilha é funciona por meio de uma parceria entre a Unipar e a Mitra Diocesana de Paranavaí que, através de doações voluntárias de medicamentos, proporciona acesso gratuito a estes fármacos indispensáveis aos tratamentos dos pacientes. Os atendimentos são realizados por acadêmicos de farmácia sob a supervisão de um profissional farmacêutico em período integral.

Para atendimento é necessária a apresentação da receita médica. O serviço atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e está localizado na Rua Leodegário Patriota, 453, no Jardim São Jorge. Mais informações também pelo telefone: (44) 99908-1411.