Paranavaí: Curso de Farmácia integra ação social preventiva

Publicado em 17 de Novembro de 2023 às 14:14

Hipertensão e diabetes foram o foco das atividades realizadas em farmácias locais

No Brasil, a hipertensão arterial é a doença de maior prevalência na população do país e a principal causa de morte. Diante da preocupante estatística, nos dias 21 de outubro e 11 de novembro, o curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí marcou presença em ações preventivas à hipertensão e diabetes em farmácias nos bairros São Jorge e Ouro Branco.

As atividades foram coordenadas pelo farmacêutico Clóvis de Oliveira, promovendo atendimentos com orientações, aferição da pressão arterial e glicemia capilar. Representaram a Unipar, a colaboradora Alexandra Simone Saraiva Rodrigues e os acadêmicos João Pedro Lavarias e Carolina Iunklaus.

DADOS ALARMANTES

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial mata 300 mil brasileiros anualmente. Somente 50% destes pacientes sabem que são hipertensos e apenas metade realiza tratamento. Entre as principais causas da pressão arterial alta estão a obesidade, histórico familiar, o hábito de fumar, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, consumo exagerado de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

Já em relação à diabetes, o Brasil é um dos 10 países com maior número de pessoas com diabetes mellitus no mundo, ficando em 6º lugar em termos de incidência, com 15,7 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). A estimativa da incidência da doença em 2045 chega a 23,2 milhões, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF 2021).

A crescente prevalência de diabetes em todo o mundo é impulsionada por uma complexa interação de fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos. O aumento contínuo se deve, em grande parte, ao aumento do diabetes tipo 2 e dos fatores de risco relacionados, que incluem níveis crescentes de obesidade, dietas não saudáveis ​​e falta de atividade física.