Paranavaí: Curso de Enfermagem visita Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Maringá

Publicado em 28 de Outubro de 2022 às 09:17

Como futuros profissionais da área da saúde, os alunos tiveram uma imersão no contexto do atendimento a pacientes com câncer

Em 24 de outubro, acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, estiveram em visita à Rede Feminina de Combate ao Câncer, localizada na cidade de Maringá.

Eles foram recepcionados pela psicóloga responsável pelos adultos assistidos, Maria Luiza Marçal Xavier, e tiveram a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos, a estrutura da instituição, além de compreender a importância do acolhimento durante o tratamento da doença.

Rede Feminina de Combate ao Câncer

Criada em 1983, a instituição tem como objetivo principal assistir aos usuários do SUS, portadores de câncer. O espaço atende duas categorias: os hospedados que usufruem da Casa de Apoio quando estão em Maringá para tratamento de quimioterapia e radioterapia, (são 32 leitos disponíveis), e os cadastrados, moradores de Maringá e Sarandi (hoje são 266 adultos e 45 crianças/adolescentes), que recebem apoio e benefícios, de acordo com as suas necessidades, todos comprovadamente em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer atua por meio da promoção de projetos nas áreas da assistência social, saúde e valorização humana, garantindo melhoria na qualidade de vida dos pacientes em tratamento contra o câncer.

“A visita dos acadêmicos possibilitou um momento único e essencial para o futuro em suas carreiras, integrando o conhecimento teórico com a prática profissional”, relatou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Luciana Dematte.