Paranavaí: Curso de Enfermagem promove visita técnica à 14ª Regional de Saúde

Publicado em 20 de Setembro de 2022 às 10:33

Atividade envolveu acadêmicos do 1º ano, na disciplina de Saúde Pública em Enfermagem

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, realizou no último dia 15, uma atividade diferente para os alunos matriculados na disciplina de Saúde Pública em Enfermagem, ministrada pela professora Ana Carolina Simões Pereira.

Foi uma visita técnica à 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, onde recepcionados pela enfermeira Jane, puderam vivenciar o papel do enfermeiro em saúde pública e conhecer os resultados das ações de vigilância epidemiológica e sanitária.

Na visita, os acadêmicos conheceram as responsabilidades da Regional, que aloca 28 Municípios da Região, exercendo ações no escopo da Vigilância Epidemiológica e Sanitária – incluindo os serviços de Saúde do Trabalhador e Vigilância Ambiental. Além disso, discutiram dados dos Sistemas de Informação do Ministério de Saúde e conheceram a câmara fria, local de armazenamento e distribuição dos imunobiológicos aos municípios. Dentre os sistemas de notificação, se aproximaram do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), entre outros.

Foi uma atividade muito pertinente, pois os alunos puderam reconhecer a importância do uso dos indicadores no processo de saúde-doença, para o diagnóstico e planejamento das ações estratégicas em saúde pública, coletiva e comunitária, assim como o papel de cada setor daquela instituição. “É fundamental que o aluno tenha contato, desde o primeiro ano do curso, com as áreas de atuação do Enfermeiro e como as ações estratégicas de saúde pública influenciam diretamente a vida da sociedade”, destacou a coordenadora do curso, professora Luciana Dematte.