Paranavaí: Curso de Enfermagem leva palestra à indústria de alimentos

Publicado em 22 de Março de 2023 às 08:39

‘Efeito do tabaco no organismo’ foi o tema abordado pela acadêmica Daiane Mello (2º ano)

Nesta semana (20/03), o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, esteve na indústria de alimentos GTfoods para compartilhar com os colaboradores informações ligadas à prevenção, saúde e qualidade de vida.

Na oportunidade, a acadêmica Daiane Mello (2º ano), ministrou a palestra ‘Efeito do tabaco no organismo’. Acerca do tema, a aluna abordou os riscos do tabagismo ativo e do fumo passivo, os danos do fumo para a saúde pulmonar e a magnitude de doenças e causas de morte em todo o mundo relacionadas ao tabaco, incluindo câncer de pulmão e doenças respiratórias crônicas. O objetivo foi ressaltar a importância do cuidado com a saúde, alertando sobre doenças relacionadas ao tabagismo.

“O tabagismo prejudica a saúde de quem fuma e também daqueles que estão involuntariamente expostos à fumaça, além de causar dependência física à nicotina e até a morte. Ao parar de fumar, a qualidade de vida melhora muito, assim como a capacidade pulmonar, tornando o indivíduo menos vulnerável a inúmeras doenças”, frisou Daiane.

Para a coordenação do curso, a realização de palestras contra o tabagismo em empresas leva conhecimento aos funcionários, que mesmo ciente dos malefícios do cigarro, podem não conhecer todos os riscos que o tabagismo oferece à saúde, além de repensar sobre os problemas causados por conta do cigarro, tanto para ele como para os companheiros de trabalho e família.