Paranavaí: Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza Semana Acadêmica

Publicado em 4 de Novembro de 2022 às 09:13

Evento aconteceu entre os dias 17 e 22 de outubro; programação contou com circuito de palestras e debates, workshops, visita técnica e a tradicional Charrete

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí realizou mais uma edição da Semana Acadêmica, evento voltado aos acadêmicos, técnicos e professores, além de profissionais e empresas da comunidade externa, interessadas em demonstrar a aplicação dos conhecimentos de arquitetura e urbanismo no exercício da prática profissional. As atividades aconteceram entre os dias 17 e 22 de outubro e a programação contou com circuito de palestras e debates, workshops, visita técnica e a tradicional Charrete.

Segundo o coordenador do curso, professor Paulo Henrique S. Pereira, o evento teve um significado especial em 2022, isso porque depois de dois anos com ações apenas no formato remoto, finalmente é possível desfrutar da forma presencial. “O clima de confraternização entre os participantes fortalece as habilidades sociais e profissionais”.

Nesta edição as palestras abordaram temas relevantes em vários segmentos da área, como: ‘A Arquitetura Contemporânea no Norte do Paraná’, ministrada pelas arquitetas Aine Ferioli e Juliana Nery, do Escritório AJ Arquitetura de Londrina; ‘O Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Ética Profissional’, com o arquiteto e conselheiro do CAU, Eduardo Verri e ‘Mobilidade Urbana’, com o professor e arquiteto Diego Vieira.

Teve, também, visita técnica à empresa Construteto de Paranavaí, onde os acadêmicos tiveram contato com os materiais de revestimento, sua fabricação, principais características e como usá-los.

E, na última noite, o encontro com duas egressas, a arquiteta Alessandra Almeida, discorrendo sobre a carreira pós-formação e a arquiteta Chirlei Vieira, que falou sobre Sustentabilidade e modos de aplica-la nas construções.

Já tradicional, o encerramento da jornada foi com o desafio da Charrete, momento em que os alunos são desafiados a desenvolverem uma atividade em grupo. Nesta edição foram solicitados os projetos de um novo portal para a cidade de Paranavaí e revitalização da Praça dos Pioneiros, com desenvolvimento do conceito, maquetes eletrônicas e físicas. “Os acadêmicos e professores viraram a noite na Unipar para a realização da atividade proposta, que foi intercalada com gincanas durante a madrugada. Foram momentos de muita integração e trabalho compartilhado, ficamos muito satisfeitos com a dedicação dos alunos”, concluiu o coordenador.