Foram quatro dias de eventos, com atividades durante os três períodos do curso: manhã, tarde e noite
Um dos eventos previstos no calendário acadêmico é a Jornada Acadêmica, destinada ao aprofundamento dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Entre os dias 15 e 18 de setembro, o curso de Odontologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cascavel, realizou o evento, que contou com a participação de mais de 200 estudantes dos períodos integral e noturno. A programação incluiu atividades práticas hands-on, palestras com profissionais da área e apresentação de painéis de trabalhos.
“Em um cenário acadêmico cada vez mais dinâmico e conectado com as demandas do mercado, nós apostamos em métodos de ensino que vão além da sala de aula tradicional. Uma estratégia que tem gerado resultados positivos são as atividades práticas hands-on, que envolveram a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala por meio de laboratórios e simulações, e a presença de palestrantes externos”, reforça a coordenadora do curso, Juliana Garcia Mugnai Vieira Souza,
A programação de atividades hands-on abordou temas como: Implantodontia, teórico e prático laboratorial; Sedação inalatória com óxido nitroso; Easy: simplificando a endodontia; Restauração de dentes anteriores pela Técnica Matriz BRB.
Já as palestras foram com os temas Total de A a Z: do diagnóstico a entrega do sorriso; As possibilidades da ortodontia; Harmonização orofacial – a nova face da ortodontia; Details make perfection; Sucesso no controle mecânico de biofilme – estratégias para controle de placa efetivo.
Para a acadêmica Bruna Mabilly Dias do 8º período integral do curso, a Jornada Acadêmica permite expandir os horizontes: “É um momento em que podemos conhecer diferentes áreas de atuação, trocar experiências com profissionais do mercado e ampliar nossa visão sobre a carreira. É uma oportunidade de nos conectarmos com colegas e professores de maneira mais dinâmica, o que enriquece ainda mais nosso aprendizado”.
Bruna destaca ainda que duas palestras chamaram a atenção. “A primeira foi a do Dr. Cacá Godoy, que falou de forma clara, honesta e inspiradora sobre os desafios e escolhas que teremos que enfrentar no início da carreira. A segunda foi da Dra. Giovana Guielfi, que falou sobre a harmonização facial. Ela apresentou esse campo de atuação como um leque de possibilidades, mas também nos fez questionar se é realmente o que queremos seguir. Essa abordagem foi essencial para entender que o mais importante é estarmos alinhados com aquilo que faz sentido para nós”.