Palestra sobre Psicofobia reúne acadêmicos e profissionais da saúde

Publicado em 19 de Abril de 2023 às 12:05

Evento foi promovido pelo curso de Psicologia; o ingresso foi leite e fralda arrecadados para instituição de idosos

O curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, celebrou o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia com uma palestra proferida pela médica psiquiatra e Conselheira Fiscal da Associação Paranaense de Psiquiatria, Dra. Luana Zen.

O convite foi feito pela coordenadora do curso, psicóloga clínica e professora Marilena Olga Koch. O evento contou com a participação de acadêmicos e professores de diversos cursos da Instituição, além de profissionais de saúde, entre outras pessoas.

A docente contextualiza que a Psicofobia, termo criado em 2011 pelo presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, diz respeito ao preconceito sofrido pelo indivíduo portador de algum tipo de transtorno mental.

“Infelizmente esse preconceito faz com que muitas pessoas que necessitam de tratamento psicológico e/ou psiquiátrico, deixem de realizá-lo, negligenciando sua saúde global em razão do medo do julgamento, do estigma e da discriminação de outras pessoas”, afirmou, justificando a importância dessa campanha de conscientização, que deve envolver toda a comunidade, em especial familiares e pessoas próximas àquelas que possuem algum tipo de transtorno mental, como a depressão, um das mais comuns em todo o mundo.

Além da importância da temática envolvida, o evento também arrecadou mais de 140 litros de leite e pacotes de fraldas geriátricas doados à APA - Lar dos Idosos de Toledo. “É uma grande alegria e satisfação poder contribuir para uma instituição assistencial tão importante do município”, frisou.